Gerente de Banco: Qual seu papel e suas responsabilidades?
Quando buscamos os serviços de uma instituição bancária esperamos encontrar, além dos produtos financeiros que ela pode nos oferecer o suporte e o endosso de sua principal figura: o gerente.
Em determinadas situações acreditamos que sua presença é fundamental e imprescindível para a resolução de problemas os quais, na verdade, nem sequer tem ligação direta com seu trabalho. E isso nos faz levar a refletir sobre o Gerente de Banco, Papel e Responsabilidades. Em nosso artigo de hoje falaremos sobre quais são as reais responsabilidades desse cargo.
Como os Bancos funcionam no Brasil?
Para compreender a real função de uma gerência de banco primeiramente é importante entender como o sistema bancário funciona no Brasil. E mais do que entender apenas os bancos, é interessante compreender como funciona o Sistema Financeiro Nacional (SFN), e consequentemente, o papel do Gerente de Banco.
Ele é importante para regular a circulação dos recursos financeiros no país. Há várias instituições que o compõe:
- Conselho Monetário Nacional (CMN): É composto pelo Presidente do Banco Central (BACEN), o Ministro da Economia e o Ministro do Planejamento. É o órgão que se responsabiliza pela definição das políticas monetária, cambial e de crédito do país, como:
- Formas de atuação dos bancos e outras instituições financeiras;
- Quantidade de moeda estrangeira disponível para compra;
- Limites de créditos que podem ser oferecidos aos consumidores.
- Banco Central do Brasil (BACEN): É a principal instituição no país para executar as decisões do CMN e também responsável pela fiscalização do Sistema Financeiro Nacional. Dentre suas funções temos:
- Emissão de dinheiro e controle da liquidez do mercado;
- Fiscalização das instituições financeiras;
- Autorização para que as instituições financeiras funcionem, instalem suas unidades e as transfiram;
- Realizar as operações de compra e venda de títulos públicos e federais;
- Supervisão das operações de compensação de cheques entre as instituições financeiras.
- Comissão de Valores Imobiliários: A CVM é um sistema que possui autonomia, contudo está diretamente ligado ao Ministério da Fazenda. Suas responsabilidades são:
- Desenvolver, controlar, regulamentar e fiscalizar o chamado mercado de “valores mobiliários”, ou seja, ações, fundos de investimento, títulos, etc.
Além das instituições mencionadas acima, fazem parte do SFN instituições importantes como:
- Banco do Brasil;
- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
- Caixa Econômica Federal
São responsáveis por funções muito importantes dentro do sistema como coletar impostos, promover o desenvolvimento de todos os setores da economia e administrar tributos trabalhistas.
Também compõe o Sistema:
- Bancos comerciais;
- Bancos múltiplos;
- Bancos de investimento;
- Bancos de desenvolvimento;
- Sociedades de Crédito, Investimento e Financiamento;
- Sociedades de Arrendamento Mercantil;
- Cooperativas de Crédito;
- Instituições Auxiliares.
E, responsável por ser a principal instituição representativa dos bancos junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário encontra-se a FEBRABAN, a Federação Brasileira dos Bancos, importante órgão que busca o aperfeiçoamento do sistema e a melhoria dos serviços.
Conhecendo os membros do SFN, é possível ter uma ideia de Gerente de Banco, uma vez que o papel e responsabilidades desse profissional, que é uma das engrenagens do sistema e necessita agir de acordo com as definições dos órgãos reguladores acima.
Como é a hierarquia nos Bancos?
Antes de chegar a entender Gerente de Banco, papel e responsabilidade, há muitos outros cargos em uma instituição bancária. Vamos a falar sobre eles, começando pelas posições em um banco de varejo, aquele que atende às pessoas físicas. Dentre seus cargos encontramos:
- Caixa de banco: Quem inicia sua carreira no sistema bancário, geralmente começa por esse cargo. Pertence à área operacional da empresa;
- Atendente comercial: No seu primeiro movimento de ascensão, o caixa ao migrar para a área comercial se torna um Atendente Comercial. Desempenha um contato mais pessoal junto aos clientes.
- Agente comercial: É o último cargo antes de o profissional aspirar a um cargo de gerência. Apesar da semelhança com o nome do cargo abaixo, há uma maior responsabilidade e a certificação CPA-10 é imprescindível para a função.
- Assistente de gerência: O nome descreve muito bem a função. É o suporte da gerência também dependente da certificação CPA-10. A CPA-20 ajuda muito na promoção.
- Gerente de contas: O cargo mais alto em um banco de varejo. Ao conseguir a certificação CPA-20 é possível aspirar a cargos em bancos de alta renda.
Bancos de alta renda são bancos que atendem ao público com maiores recursos e oferecem serviços e produtos de altíssimo padrão.
Os cargos dessa natureza são exatamente os mesmos que em um banco de varejo. A diferença, além do público e serviços é a obrigatoriedade da certificação CPA-20. Ela, literalmente, certifica que o profissional está capacitado para lidar com clientes de alta renda.
Além dessa estrutura hierárquica dentro das instituições bancárias, temos também a organização dos trabalhadores, que se organizam por meio de sindicatos da categoria, com direitos para os profissionais da área:
Jornada de trabalho de seis horas;
Horas extras e aposentadoria por tempo de serviço;
Auxílio-creche;
Licença maternidade de 180 dias.
Gerente de Banco: Qual seu papel e suas responsabilidades?
Enfim chegamos a discussão final desse artigo: Gerente de Banco Papel e responsabilidade. O que, afinal de contas, podemos exigir desse profissional? Quais problemas ele pode nos ajudar a resolver?
- Administração dos trabalhos de prospecção e fidelização de novos clientes: Acima de tudo, o gerente de banco é um grande vendedor. Conduzir sua equipe para verificar possíveis clientes, convertê-los e mantê-los fiéis à instituição é um trabalho árduo e um dos principais papeis desempenhados por esse profissional;
- Abrir contas: Afinal, é pela conta que se dá a principal relação com o banco;
- Fornecer consultoria financeira: O gerente é responsável por orientar os clientes quanto a operações como operações de crédito pessoal, financiamentos, consórcios, investimentos e recuperação de crédito;
- Gerenciar equipes: O gerente tem como papel coordenar o trabalho de seus subordinados com o intuito de atingir metas potencializando suas habilidades;
- Analisar indicadores de desempenho e eficiência comercial: Guiado pelos KPIs, o gerente verifica o quão longe ou próximo de atingir as metas sua equipe está e quais ações corretivas ou de melhoria são cabíveis para a manutenção do planejamento traçado.
É muito importante compreender que um Gerente de Banco tem Papel e responsabilidade a fim de desenvolver um relacionamento sadio e produtivo com os clientes e subordinados. Dessa forma é possível otimizar o tempo de ambas as partes e chegar aos resultados esperados.