Métodos de valuation: saiba os 3 principais métodos
Decidir qual ação comprar depende de conhecer bem o valor que cada empresa tem no mercado de ações. Saber seu histórico e fazer essa avaliação é a melhor forma de traçar uma estratégia de investimento e ter mais controle sobre seu retorno.
O valor de mercado é determinante na rentabilidade da ação para quem investe, isso porque existem muitas empresas que são negociadas em um valor acima do que realmente valem. Buscar preços justos é essencial para quem deseja fazer bons investimentos.
Conhecer o valor das empresas, então, não é algo que se possa fazer olhando apenas nas negociações do mercado de ações. Para isso, é essencial recorrer aos métodos específicos. São os chamados métodos de valuation. Conheça aqui os principais e tenha todas as ferramentas em mãos na hora de aplicar seu capital.
O que é são os métodos de valuation?
Valuation é um termo em inglês que significa “avaliação”. Seus métodos permitem analisar o real valor de uma empresa no mercado, como um sistema de análise de valor real e intrínseco de empresas no mercado.
Ainda que o conceito faça você pensar em uma avaliação precisa e objetiva, os métodos são avaliações que, até certo ponto, são subjetivos. Entender o valor de uma empresa e prever o rendimento de suas ações no mercado e as vantagens que a aplicação de capital pode trazer, depende de diversas variáveis.
Esses métodos consideram não apenas o valor das ações e das negociações feitas, mas também todo o histórico do negócio no mercado de ações e da consolidação dos produtos e serviços que ele possui. Além disso, é levado em consideração o objetivo e estratégia de investimento de quem aplica o capital.
Em outras palavras, a avaliação feita considera toda a trajetória da empresa no mercado de ações analisando os pontos que favorecem ou colocam em risco os objetivos do investidor para quem a análise está sendo feita.
Valuation e sua importância nas decisões de investimento
Todo investidor precisa entender o potencial de crescimento de uma empresa antes de decidir aplicar seu capital em ações e é essa informação que uma valuation oferece.
Ao aplicar um método de valuation, o investidor observa o histórico da empresa e analisa:
- seu desempenho ao longo dos anos,
- a forma como reagiu a períodos de crise e em que momentos
- por quais motivos sofreu impactos.
Com esses dados, mais do que ter uma ideia melhor do valor daquele negócio, é possível fazer uma análise preditiva de como ele se sairá nos próximos meses ou anos.
O ponto mais importante de considerar é sempre que uma avaliação desse tipo tem como foco ajudar a entender como será o futuro daquela aplicação. Claro que ela não é exata e invariável, já que mudanças inesperadas de mercado afetam muito o valor e rentabilidade das ações. Ainda assim, é só com essa visão mais ampla do negócio que o investidor pode analisar riscos e oportunidades de aplicação de capital de maneira mais precisa.
Quais são os três principais métodos existentes?
Apresentamos aqui três métodos de valuation para calcular o real valor de uma empresa no mercado de ações. Eles não são os únicos que existem, mas são considerados os principais e mais capazes de ajudar investidores a tomarem a melhor decisão de aplicação do seu capital. Conheça:
1. Modelo de fluxo de caixa descontado
Esse método utiliza projeções de lucro e riscos associados para determinar o valor intrínseco de um negócio, apresentando, normalmente, resultados decrescentes no decorrer do tempo.
Aqui, o superávit tem sua taxa de correção calculada, garantindo a proporcionalidade com o passar do tempo. Quanto mais longo o intervalo de tempo analisado, mais imprecisas e complexas são as previsões oferecidas por esse método de avaliação de empresas. Isso acontece porque longos períodos significam maiores riscos de ocorrerem imprevistos que impactem negativamente a projeção feita.
Geralmente, se considera como tempo mínimo para essas projeções, 5 anos, sendo 10 anos, o intervalo de tempo considerado máximo para uma avaliação minimamente eficiente por meio do método de fluxo de caixa.
Entre as principais vantagens oferecidas por esse modelo está a possibilidade de oferecer uma avaliação de caixa no médio prazo e maior objetividade na identificação dos riscos. Outro ponto a ser destacado é que a previsão do valor é feita considerando diversos cenários, incluindo análises de sensibilidade, dando uma visão mais completa para as projeções.
2. Múltiplos de mercado
O método de valuation de empresas por múltiplos trabalha oferecendo projeções com base em comparações relativas. Ele observa uma série de indicadores relacionados a um setor específico do mercado e faz uma comparação entre a empresa em que se deseja investir e seus principais concorrentes.
O principal indicador de valor referencial utilizado nesse método de valuation são o Ebitda, também conhecido como Lajiida, que demonstra o lucro que a empresa tem antes que as taxas de juro,sejam descontados.
É um método relativamente fácil de ser aplicado para o cálculo do valor da empresa e, por isso, é um dos mais utilizados. No entanto, é um método que tem seus problemas, uma vez que depende de que a empresa analisada e seu concorrente, além de atuar no mesmo setor, tenham modelos de negócios idênticos, o que raramente acontece.
Outro problema apresentado é que a análise feita é do período de atuação como um todo, não oferecendo uma visão clara do momento que a empresa está vivendo e reduzindo a qualidade das observações de riscos para projeções futuras.
3. Ativos ou valor patrimonial
Como o próprio nome sugere, o que se observa, aqui, é uma análise de todo o patrimônio da empresa, incluindo imóveis, equipamentos de escritório, maquinário, dívidas, estoque e tantos outros elementos. Apesar de ser uma conta simples e baseada em uma visão bem completa do negócio, depende do acesso aos balanços patrimoniais da empresa e da organização interna, que deve ter tudo organizado e contabilizado.
Outro ponto negativo do método é que, mesmo sendo um olhar mais completo, permite avaliar apenas o momento presente da empresa. Não é possível conseguir projeções futuras com, nem conseguir uma análise que verifique seu valor subjetivo, uma vez que a credibilidade, valor de marca e outros pontos não materiais não são considerados.
A análise de ativos pode ser feita com base em dois focos: contábil e de liquidação.
Valuation contábil
Apenas o patrimônio líquido da empresa é considerado no cálculo, sendo considerada uma metodologia ineficiente por não apresentar o valor real do negócio. Como já mencionamos, é impossível considerar o valor real das ações sem considerar o valor das patentes, marca e outros elementos imateriais. Ainda assim, pode ser útil como parte de uma avaliação mais ampla da empresa, onde se aplique, também, uma metodologia focada no valor imaterial.
Valuation de liquidação
Nesse método são somados todos os ativos da empresa, ou seja, seu patrimônio, e subtraídos os passivos, que são as dívidas e custos operacionais. Geralmente, é utilizado apenas quando a empresa está sendo fechada ou, como o nome indica, sendo liquidada.
É uma análise de curto prazo e que só oferece uma visão do momento presente do negócio, sendo um bom indicador para quem deseja adquirir os patrimônios de uma empresa que está sendo encerrada, mas não tanto para quem quer investir em ações.
Métodos de avaliação de empresas e investimentos
Observando os três principais métodos vemos que eles podem ser úteis tanto para empresas quanto para investidores de ações.
Empresas que utilizam os métodos de valuation conhecem melhor seu negócio, podem fazer projeções mais eficientes para determinar estratégias de negócios e ajudam a entender melhor o momento vivido. São essenciais, principalmente, para aquelas que desejam começar a vender suas ações.
Se a valuation é importante para as empresas, para investidores é ainda mais indispensável. Aplicar capital em ações é uma ação que sempre envolve riscos para quem realiza. Saber o que esperar de uma ação, ter certeza de que está negociando um preço justo e entender projeções futuras de rendimento é a melhor estratégia para um investimento inteligente.
Não se esqueça, quanto maior conhecimento de mercado e informações você tiver, melhores serão os resultados dos seus investimentos. Pesquise a empresa, avalie seu valor real e aprenda o máximo que puder sobre investimento.
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