Pesquisa de satisfação de funcionários: o que é e como fazer?
A pesquisa de satisfação de funcionários é uma maneira de avaliar o clima organizacional. Por meio dessa análise, é possível verificar se a equipe de trabalho está motivada para desempenhar suas atividades ou se algo está atrapalhando a sua produtividade.
Como os colaboradores são os principais responsáveis por aproximar as empresas dos seus objetivos, essa é uma ferramenta de gestão muito útil, desde que usada de forma eficiente.
Neste artigo, falaremos mais sobre ela, trazendo seu conceito, seus benefícios e dicas para implementar esse estudo no ambiente de trabalho.
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Pesquisa de satisfação de funcionários: o que é?
A pesquisa de satisfação de funcionários é uma avaliação de clima organizacional, normalmente aplicada na forma de questionários. As perguntas podem ser feitas de diferentes maneiras: abertas, de simples ou múltipla escolha.
Além disso, deve adotar temas como produtividade, volume de trabalho, espaço físico, relações interpessoais com colegas e lideranças, entre outros. É comum também que a adesão à ferramenta seja livre, não obrigatória, e as respostas sejam feitas de forma anônima – ou seja, sem a identificação do respondente.
Embora essa ferramenta avaliativa não deva ser imposta, o ideal é que o máximo de colaboradores participe para se ter mais informações disponíveis. Portanto, cabe aos gestores incentivar a participação de todos, destacando o quão positivo esse instrumento pode ser para os funcionários também.
Para que serve uma pesquisa de satisfação
Uma pesquisa de satisfação funciona como um termômetro da empresa. Afinal, por meio dela, é possível mensurar o foco e a motivação dos colaboradores para com os objetivos organizacionais.
Além disso, é possível identificar eventuais pontos de tensão, prevenir e contornar conflitos, dosar e redistribuir cargas de trabalho e atividades, realocar profissionais, definir premiações e benefícios, traçar planos de carreira e muito mais.
Ou seja, estamos falando de uma ferramenta de gestão que deve fazer parte do planejamento estratégico de qualquer negócio, devido à sua importância e a todas as vantagens que ela pode trazer.
Benefícios da pesquisa com funcionários
Por falar em vantagens, separamos alguns dos principais benefícios que a aplicação correta da pesquisa com funcionários pode trazer para a sua empresa. Confira:
- Manutenção ou retomada do bem-estar dos funcionários
- Aumento da produtividade
- Melhoria da comunicação interna
- Maior eficiência nos feedbacks e na tomada de decisões
- Gestão de conflitos
- Retenção de talentos
- Mensurar o engajamento dos funcionários e traçar estratégias a partir dos resultados
- Investir em políticas de benefícios e na capacitação profissional.
Como fazer uma pesquisa de satisfação de funcionários
Como visto, são inúmeros os benefícios da pesquisa de satisfação de funcionários. No entanto, para que a empresa aproveite todos eles, é necessário seguir alguns passos ao implementar a ferramenta, conforme destacamos a seguir.
Faça análises periódicas
Como qualquer avaliação, uma pesquisa de satisfação pode ficar ultrapassada depois de um certo tempo. Por isso, o ideal é que ela se repita com certa regularidade.
Não existe uma receita de bolo para determinar a periodicidade certa, mas, pelo menos, procure realizar uma por semestre.
Use questionários personalizados
Se a empresa quer resolver ou prevenir problemas reais, ela precisa realizar uma pesquisa com questionários personalizados, e não genéricos. Na hora de produzir as perguntas, realize um brainstorming, enumerando questões que deseja que sejam elucidadas.
Conte com a participação de todos
Para que as respostas apareçam, a empresa precisa contar com o máximo de subsídios possíveis a fim de ter eficiência no seu processo decisório – portanto, a adesão da pesquisa deve ser massiva.
Cabe aos gestores incentivar essa participação, conforme já mencionado, mas também aos próprios funcionários irem atrás das suas demandas.
Faça a diferença
A pesquisa de satisfação de funcionários pode transformar o ambiente de trabalho para melhor, fazendo com que os profissionais sintam, de fato, prazer em desempenharem as suas funções e, por consequência, mais facilidade para atingir os objetivos propostos.
Para isso, a empresa precisa fazer a diferença e usar as respostas dos colaboradores para, realmente, promover mudanças positivas.
Invista na satisfação dos funcionários
A principal missão da pesquisa de satisfação de funcionários é garantir um ambiente profissional em que seja possível atingir os objetivos organizacionais, sem abrir mão da qualidade de vida.
Ou seja, a empresa precisa ouvir quais são as demandas dos colaboradores e priorizar o bem-estar deles.
Se uma companhia começa, por exemplo, a oferecer benefícios que tragam aos trabalhadores mais segurança ao desempenharem suas funções, eles, naturalmente, vão se sentir mais valorizados.
Em um plano patrocinado de previdência privada, a organização alia todas essas vantagens em uma única iniciativa. Na Onze, a primeira PrevTech do Brasil, os planos oferecidos são totalmente personalizados, pensados tanto para a empresa quanto para o colaborador.
No aplicativo, os profissionais contam com um controle completo das suas aplicações, enquanto a empresa tem visibilidade total do processo de adesão, desempenho e do impacto do investimento dos seus funcionários.