Dinâmica de trabalho em equipe: três ideias para o engajamento
Propor uma dinâmica de trabalho em equipe é uma forma criativa de fomentar a sinergia entre os colaboradores e elevar a motivação na empresa. Esse tipo de atividade tem implementação simples e proporciona diversos benefícios. Então, não há razão para não incluir na rotina organizacional.
Entre as vantagens, estão o fortalecimento do espírito de equipe, o aumento da motivação e a melhoria do clima no ambiente de trabalho. Ficou curioso?
Neste artigo, você vai conhecer três sugestões de dinâmica de trabalho em equipe que podem ser implementadas com poucos recursos e que promovem um momento de descontração e conexão entre os profissionais. Acompanhe.
O que é uma dinâmica de trabalho em equipe?
Dinâmica de trabalho em equipe é uma atividade em grupo que promove a integração, a colaboração e a troca de ideias entre os funcionários da empresa. É uma ferramenta de recursos humanos que possibilita o engajamento e fomenta a motivação entre os colaboradores.
Não é difícil propor dinâmicas de trabalho em equipe. Esse tipo de atividade geralmente tem metodologia simples com o objetivo de integrar as pessoas e proporcionar um momento de aprendizagem coletiva. Então, vale a pena incluir a ferramenta na rotina da organização.
Três sugestões para a dinâmica de trabalho em equipe
A seguir, conheça três sugestões de dinâmica de trabalho em equipe que têm aplicação simples e são eficazes em proporcionar momentos de interação para aumentar a sinergia na empresa:
1. Dinâmica bate-bola
Para colocar a dinâmica em prática, você só precisa ter uma bola de tênis e organizar uma roda com os colaboradores. A ideia é a seguinte: uma pessoa inicia a atividade jogando a bola para outro colega. Esse, por sua vez, deve comentar sobre si mesmo: cargo, profissão, hobbies e características pessoais são itens a serem pontuados.
Depois, o colaborador passa a bola para outro colega, e o processo se repete até que todos tenham falado. Se um funcionário deixar a bola cair ou arremessar a bola para alguém que já tenha falado, deve pagar uma “punição” proposta pelo grupo. Trata-se de uma dinâmica eficaz para os colaboradores estreitarem laços.
2. Dinâmica da verdade ou mentira
Outra dinâmica interessante é a da verdade ou mentira, que também permite que os colaboradores se conheçam melhor. A aplicação é simples, e você só precisa fornecer papel e caneta aos participantes. Cada funcionário deve escrever três afirmações sobre si mesmo em uma folha. Uma delas deve ser mentira.
Em seguida, cada colaborador lê o que escreveu para o grupo. Os demais participantes devem descobrir qual das afirmações é falsa. Quem acertar mais respostas ganha um prêmio.
3. Dinâmica da ilha deserta
A dinâmica requer que cada colaborador responda a um questionário de três perguntas:
- Se você estivesse em uma ilha deserta, qual colega você gostaria que estivesse junto?
- Se você ganhasse uma viagem com direito a três acompanhantes, quais colegas seriam escolhidos?
- Se você organizasse um evento, qual colega você gostaria que o ajudasse?
As respostas devem ser preenchidas com os nomes dos colegas e as justificativas para que eles fossem escolhidos. Mas o colaborador não coloca o próprio nome no questionário.
Depois, todos os papéis são colocados em um envelope, e os participantes apresentam ao grupo as justificativas. Então, fica a cargo do gestor fornecer feedbacks individuais a cada colaborador com base nas respostas geradas pelos colegas.
Por que implementar dinâmicas de trabalho em equipe?
A seguir, listamos quatro motivos para propor dinâmicas de trabalho em equipe na sua empresa:
1. Promoção do espírito de equipe
Na prática, as dinâmicas reforçam o espírito de trabalho em equipe porque estimulam os colaboradores a encontrar soluções em conjunto, desenvolver relacionamento, empatia e respeito. Além disso, como as atividades propõem desafios, incentivam a reflexão entre o grupo, gerando novos conhecimentos.
2. Aumento da motivação
Ao implementar dinâmicas de trabalho em equipe, você vai perceber um ganho de motivação entre os colaboradores. Afinal, as atividades aguçam a criatividade, geram engajamento entre os profissionais e permitem que eles saiam da rotina para enxergar o trabalho sob outros pontos de vista. A partir do ganho de motivação, a produtividade também aumenta.
3. Alcance de metas organizacionais
Como resultado do ganho de motivação, a dinâmica de trabalho em equipe permite que os colaboradores trabalhem em sinergia. Isso se reflete nos esforços conjuntos para a conquista das metas e objetivos organizacionais de forma mais assertiva e ágil.
4. Fortalecimento da cultura organizacional
Com o fortalecimento das relações no ambiente de trabalho e o ganho de motivação, a cultura organizacional é consequentemente fortalecida. Além de contribuir para a atração e a retenção de talentos, essa otimização leva a empresa a um caminho de crescimento constante.
E então, ficou clara a importância da dinâmica de trabalho em equipe? A partir das sugestões deste artigo, implemente a atividade que for mais adequada para a realidade da sua empresa. Gostou das dicas? Então, compartilhe este conteúdo.