Como fazer a portabilidade da previdência Santander? Veja aqui!

Por Redação Onze

Santander

Está pensando em fazer a portabilidade da previdência Santander? Nós da Onze queremos ajudar você nessa mudança. Sabemos que é preciso ter muita atenção quando estamos falando sobre economia a longo prazo, então tire todas suas dúvidas antes de tomar uma decisão.

O que é portabilidade de previdência?

Provavelmente você já ouviu falar sobre portabilidade entre operadoras de telecomunicação, mas ela também está presente no mundo dos investimentos.

A portabilidade de previdência refere-se à possibilidade de migração de um plano de investimentos da previdência privada para outra instituição financeira.

Dessa forma, se uma pessoa possui um plano de investimento da previdência privada em um banco, ela pode migrar (com o valor total = investimento inicial + rendimentos) para outra organização financeira. Chamamos de portabilidade externa.

A palavra “portabilidade” também pode ser utilizada para mudança de planos de investimento dentro da mesma instituição. O nome dado a esse tipo de ação é portabilidade interna.

Modelos de plano de investimentos da previdência

Existem dois tipos de plano da previdência privada. São eles:

Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)

É destinado a trabalhadores que possuem renda alta, que fazem a declaração completa do IR (Imposto de Renda) e realizam a contribuição do INSS.

Nesse tipo de plano, no momento do resgate será cobrado o imposto sobre o valor total do investimento (inicial + rendimentos).

Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)

Nessa modalidade, o valor cobrado não será sobre o total, mas apenas sobre todos os rendimentos até a hora do resgate.

O VGBL é recomendado para trabalhadores que não fazem a declaração do IR ou fazem a declaração simples.

Taxas de tributação da previdência privada

Existem algumas taxas que podem ser cobradas, então entenda melhor cada uma delas.

1. Taxas de administração

A taxa de administração é cobrada para realizar o pagamento da empresa que faz a gestão dos seus fundos de investimentos.

O valor costuma variar de instituição para instituição, mas gira em torno de 0% a 2% ao ano.

2. Taxa de carregamento

É uma taxa sobre cada depósito realizado no fundo de investimento da previdência privada.

Por ser algo que não agrada os investidores, muitos bancos e instituições financeiras não costumam fazer a cobrança.

3. Taxa de entrada e saída

Também conhecida como Taxa Dupla (Entrada e Saída), costuma ser cobrada no momento inicial do investimento e na hora da retirada.

Cada banco e instituição decide o valor a ser cobrado ou a isenção da cobrança.

O que é portabilidade da previdência Santander?

Agora que você entendeu como funciona a portabilidade da previdência, vamos falar especificamente sobre a portabilidade da previdência Santander.

Esse banco oferece a portabilidade com valores reduzidos e taxas competitivas no mercado financeiro. Além disso, disponibiliza um assessor especializado e um Fundo de Gestão Independente.

Apesar de o Santander oferecer diversos fundos criados para diferentes perfis, é preciso avaliar muito bem antes de fazer esse tipo de portabilidade.

Como funciona a previdência Santander?

Antes de tomar sua decisão e fazer a portabilidade da previdência Santander, recomendamos que você avalie todas as opções do mercado e faça simulações.

O fundo de investimento da previdência do Santander, especificamente, oferece flexibilidade na escolha do valor das contribuições mensais e, em alguns casos, a possibilidade de uma contribuição única.

Outras oportunidades que a previdência do banco Santander oferece são:

  • Escolher  entre renda vitalícia e por tempo determinado
  • Realizar o saque apenas uma única vez
  • Contratar uma cobertura de risco para manter sua conta protegida

Outras dúvidas sobre a previdência Santander

Algumas dúvidas podem levar você a repensar se deve ou não fazer a portabilidade da previdência no Santander. Isso é normal e esperado.

Quando a mudança envolve o seu dinheiro para investimento a longo prazo, as dúvidas devem existir para não fazer a escolha errada. Confira abaixo as principais questões sobre a previdência Santander.

Quanto rende a previdência privada do banco Santander?

Não é possível dizer com certeza qual é o valor da rentabilidade dos Planos de Previdência Privada Santander porque essa resposta dependerá dos produtos e fundos escolhidos por cada cliente.

Vale a pena fazer a portabilidade da previdência Santander?

É possível que esse tipo de portabilidade traga riscos aos seus planos de investimentos da previdência privada.

Acreditamos que a melhor forma de saber se a portabilidade da previdência Santander vale a pena no seu caso é tentar responder as seguintes questões:

  • Como está a situação com a empresa atual do seu plano de previdência privada?
  • Acredita que a melhor opção é a portabilidade no Santander?

Pense bem, analise o máximo que puder, faça simulações e não tome nenhuma atitude antes de ver outras opções no mercado.

Não sabe se a portabilidade da previdência Santander vale a pena para você? Então acesse nosso site e entre em contato conosco!