5 grandes desafios do trabalho remoto e como lidar com eles
O trabalho remoto é uma das tendências mais disruptivas do mundo dos negócios, pois tem potencial para revolucionar as relações entre empresas e profissionais. Hoje, cerca de 54% dos profissionais do planeta trabalham em home office pelo menos 2,5 dias por semana, segundo estimativa do Statista de 2017.
Há muitas razões para defender o trabalho a distância: menos trânsito, custos menores, menos estresse, mais produtividade e mais facilidade para conciliar a vida pessoal e profissional, por exemplo. Mas, para alcançar esses benefícios, as empresas e colaboradores também precisam superar os desafios do trabalho remoto, que vão desde as falhas de comunicação até a falta de estrutura.
A seguir, veremos quais são esses obstáculos e como as empresas estão lidando com as dificuldades para adotar o home office permanentemente — e aproveitar todas as vantagens que o trabalho remoto proporciona.
Por que o trabalho remoto é uma tendência global
Trabalho remoto é toda atividade realizada à distância, com o apoio da internet e ferramentas de comunicação. Com o avanço da tecnologia, cada vez mais profissionais podem trabalhar de casa, de um coworking, de um café ou de qualquer lugar do mundo com as mesmas metas e tarefas do escritório — e mais vantagens como o aumento da produtividade e redução de custos para a empresa.
De acordo com as estatísticas de 2019 da consultoria OWL Labs, que entrevistou 3 mil profissionais das mais diversas áreas (finanças, educação, saúde, indústria, transporte, tecnologia, etc.) em 23 países e 6 continentes, 56% das empresas já oferecem a opção de trabalho remoto parcial para seus colaboradores, enquanto 16% operam 100% online com todas as equipes à distância. Nos EUA, são 4,7 milhões de pessoas trabalhando em home office, ou 3,4% da população, segundo dados da FlexJobs de 2020.
No Brasil, o home office bateu recorde em 2018, com 3,8 milhões de brasileiros trabalhando à distância, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a regulamentação do chamado “teletrabalho” na Reforma Trabalhista de 2017, ficou ainda mais fácil adotar a modalidade nas empresas e aproveitar seus benefícios.
Crise do coronavírus: a explosão do trabalho remoto
Os números acima são anteriores à crise do coronavírus de 2020, que impôs o trabalho remoto como única forma de garantir o distanciamento social necessário para conter a disseminação da Covid-19. Com o avanço da pandemia, as empresas tiveram que migrar rapidamente para o home office — mudança brusca que pode mudar para sempre a realidade do trabalho.
No Brasil, a estimativa é que o trabalho remoto cresça 30% no país, mesmo após a estabilização dos casos e retomada das atividades, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Além da mudança cultural, as empresas perceberam que o trabalho a distância dá resultado e pode ser adotado de forma permanente.
Nos EUA, estima-se que 16 milhões de profissionais passaram a trabalhar remotamente desde o início da crise do coronavírus — o triplo do contingente anterior —, de acordo com uma pesquisa da Slack. No LinkedIn, as vagas remotas aumentaram 28% entre abril e maio de 2020, e as buscas por termos como “trabalho remoto” cresceram 42% no mundo todo, conforme noticiado no Wall Street Journal.
Embora essa virada para o trabalho remoto tenha sido involuntária, em meio a uma pandemia global, também foi uma oportunidade para as empresas comprovarem a efetividade do home office e seus resultados. Logo, a expectativa é de que a tendência do home office ganhe ainda mais força e reconfigure as dinâmicas de trabalho em todo o planeta.
5 grandes desafios do trabalho remoto e soluções
O trabalho remoto tem seus desafios, mas os benefícios para empresas e colaboradores fazem todo o esforço valer a pena. Confira os principais obstáculos e como superá-los:
1. Manter a comunicação e colaboração à distância
Na pesquisa State of Remote Work 2020, realizada pela Buffer, empresa que oferece um software para gerenciamento de redes sociais, em parceria com a Angel List, site americano voltado a start-ups, a comunicação e colaboração com a equipe são os maiores desafios relatados pelos profissionais em home office. De fato, pode ser complicado acessar informações, trabalhar em equipe e estar em contato constante com os colegas de trabalho e gestores à distância.
Solução: novas ferramentas e métodos
Não faltam ferramentas de comunicação e soluções colaborativas para aproximar as equipes remotas e mantê-las sempre conectadas, como o famoso Trello, a plataforma de reuniões online Zoom e o hub de colaboração Microsoft Teams. Para Mark Mader, CEO da Smartsheet (empresa que oferece um software de colaboração e gerenciamento de trabalho) o segredo é usar a tecnologia e integrar as ferramentas para que todos tenham acesso à informação, aplicações e bancos de dados da empresa.
Em entrevista à Forbes de 2020, ele afirma que a empresa deve “proporcionar a confidencialidade, transparência e acesso à informação para empoderar os profissionais remotos”. Ou seja: para além de ferramentas, a empresa deve adaptar seus métodos de trabalho e segurança da informação para dar mais autonomia aos colaboradores em home office.
2. Driblar as distrações em casa
De acordo com o estudo The Remote Work Report by GitLab, publicado em 2020, o maior desafio relatado pelos participantes foi lidar com as distrações em casa (47%), seguido pelas dificuldades de comunicação e colaboração (35%). Isso acontece porque nem sempre o espaço de trabalho em casa é tranquilo e silencioso como deveria, e o profissional precisa lidar com constantes interrupções de familiares e ruídos da vizinhança que prejudicam o foco.
Solução: criar o espaço ideal
Para ter sucesso no trabalho remoto, o profissional precisa ter um espaço adequado para montar seu home office ou buscar alternativas externas como o coworking. Além disso, é importante conversar com os familiares para explicar que o trabalho a distância tem as mesmas responsabilidades e exigências do presencial e que o horário do expediente deve ser respeitado — ainda que seja flexível.
Algumas empresas facilitam a adaptação de seus colaboradores ajudando na estruturação do home office. A Shopify, uma empresa de comércio canadense é um bom exemplo. A organização passou a oferecer um benefício de US$ 1 mil para cada colaborador comprar suprimentos e equipamentos para montar seu escritório em casa, além de reembolso para a compra de mesas e cadeiras ergonômicas para trabalhar em casa, conforme noticiado na Make It, neste ano.
3. Manter a produtividade
Na pesquisa da Slack, 60% dos profissionais que já trabalhavam em home office antes da crise do coronavírus relatam aumento de produtividade, mas a situação é um pouco diferente com os profissionais que foram obrigados a migrar rapidamente para o trabalho remoto: um terço deles apresenta dificuldades para se manter produtivo.
Os problemas atuais se devem, principalmente, a fatores como o estresse diante da pandemia, a falta de preparo para uma mudança brusca e o isolamento da quarentena.
Solução: adaptação de profissionais e empresas
Uma saída é ter um pouco de paciência e se estruturar ao poucos para o trabalho remoto, sempre observando o que está prejudicando a produtividade e buscando alternativas viáveis. A tendência é que, com o passar do tempo e a adaptação das empresas ao novo modelo, esses profissionais equiparem sua produtividade à dos trabalhadores remotos veteranos.
A gigante Facebook, por exemplo, teve resultados tão bons com o trabalho remoto que planeja migrar metade dos seus mais de 45 mil colaboradores para o regime home office integral até 2030. Em entrevista à NBC News, em maio de 2020, Mark Zuckerberg afirma que sua empresa irá liderar a revolução do trabalho remoto, abrindo “agressivamente” as contratações à distância.
4. Superar a solidão e isolamento
Na pesquisa do HubSpot, 20% dos profissionais em home office se sentem sozinhos todos os dias, enquanto 35% sofrem com a solidão entre duas e três vezes por semana. Além disso, 29% sentem falta da interação social com os colegas.
Solução: intensificar as conexões online
Para minimizar a solidão e trazer de volta a sensação de pertencimento à equipe, as empresas que migram para o trabalho remoto devem adotar as web conferências e fortalecer os workspaces (espaços de trabalho) online. O Twitter, por exemplo, anunciou em 2020 que todos os seus colaboradores poderiam trabalhar em home office por tempo indeterminado devido à Covid-19, e imediatamente adotou políticas para melhorar a conexão online.
A empresa reforçou o uso do Slack, uma plataforma de comunicação online, criando vários canais para manter seus colaboradores informados e em diálogo contínuo. As reuniões e apresentações passaram a ser realizadas por web conferência, utilizando o próprio Slack e o Google Meet.
Dessa forma, o Twitter conseguiu manter suas equipes próximas, gerar novas conversas e garantir que os líderes continuassem apoiando seus colaboradores e fazendo reuniões constantes de check-in e feedback.
5. Manter a motivação
Outro aspecto que chamou atenção na pesquisa do GitLab foi o alto número de colaboradores que têm dificuldades em manter a motivação no trabalho remoto (quase um terço dos entrevistados). Esse problema pode ser causado pela combinação de fatores vistos acima, ou seja, a sensação de solidão, dificuldade em focar e falta de comunicação acabam desmotivando os colaboradores em home office.
Solução: aplicar a gestão de pessoas à distância
A orientação dos especialistas em alta performance Lindsay McGregor e Neel Doshi, que contribuem para a Harvard Business Review, é que as empresas foquem na aplicação das estratégias de gestão de pessoas à distância. Estas são algumas sugestões para melhorar a motivação dos colaboradores remotos:
- Implementar um método para avaliar o engajamento e motivação (ex.: pesquisas pulso)
- Fixar na agenda reuniões online de avaliação de desempenho e check-in (recepção) frequentes, com participação de equipe e gestores – tanto coletivas como one-to-one, que em tradução livre significa uma a um
- Propor desafios, dar mais autonomia e estimular a equipe a encontrar soluções criativas para problemas do negócio (e executar suas ideias)
- Dar e solicitar feedback contínuo, buscando compreender as dificuldades e limitações do home office.
Onze: benefícios para o presente e futuro do trabalho
Se o trabalho remoto se tornar o novo padrão, as empresas vão precisar de benefícios ainda mais atrativos para conquistar os melhores talentos ao redor do mundo. Por isso, a Onze, a primeira PrevTech do Brasil, já oferece planos de previdência corporativa que podem ser gerenciados 100% online, por meio de um aplicativo intuitivo para os colaboradores e uma área logada para o RH.
Atrair e reter talentos no mundo home office fica mais fácil com um benefício que cuida do futuro dos colaboradores (presencialmente ou à distância).