Organograma empresarial: o que é, como funciona e como usar
Grande parte do sucesso de qualquer empresa passa pela capacidade organizacional. Quanto mais claros e bem definidos são os processos internos (o popular “quem faz o quê?), melhor se dá o funcionamento da estrutura corporativa. E a maneira mais razoável de garantir isso é estabelecendo a hierarquia dos cargos e suas funções.
Assim, atividades cotidianas que são fundamentais para a eficiência da empresa como a execução de tarefas, a sinergia entre os diferentes setores e o fluxo correto da comunicação interna são extremamente beneficiadas pelo uso de uma ferramenta simples e eficiente: o organograma empresarial.
O que é o organograma empresarial
O organograma empresarial apresenta graficamente a estrutura interna de uma empresa, inclusive toda a ordem de cargos e funções. Ao promover essa ordenação, o organograma empresarial deixa clara qual é a hierarquia entre os colaboradores – e quem deve reportar a quem dentro da organização. Trata-se de uma ferramenta de gestão corporativa fundamental, especialmente para as grandes empresas.
Em seu modelo clássico, o organograma empresarial é demonstrado visualmente na forma de um gráfico com “caixas” representando os cargos e distribuídas umas acima das outras. Na parte superior do gráfico ficam os cargos de liderança – com o proprietário ou presidente no topo. Abaixo destes, são dispostos os demais cargos ligados aos setores aos quais são subordinados. E assim segue até que, na base do gráfico, são apresentados os cargos mais simples da empresa.
Além deste modelo tradicional, existem outros tipos de organograma empresarial que podem ser mais adequados para sua empresa – confira alguns exemplos mais abaixo.
Para que serve o organograma empresarial
Definição de responsabilidades, comunicação transparente, agilidade na execução de tarefas e na solução de problemas: tudo isso é positivamente influenciado pelo uso do organograma empresarial. Um colaborador que conhece sua incumbência e sabe exatamente a quem deve buscar aprovação para um projeto, por exemplo, tem mais chances de executar um bom trabalho do que outro que não tem essas respostas.
Ao deixar claro quem faz o quê dentro da organização, o organograma empresarial contribui para que proprietário e diretoria identifiquem os setores que estão funcionando bem e os que precisam de aprimoramento ou reformulação. Facilita ainda mais a vida dos próprios colaboradores, que sabem a quem devem reportar suas obrigações. É, portanto, uma forma prática de simplificar a administração corporativa e melhorar a comunicação e a eficiência em todos os níveis.
Confira abaixo alguns dos principais benefícios de se fazer uso do organograma empresarial:
🡪 Melhora a comunicação interna entre colaboradores e superiores;
🡪 Melhora o entendimento entre os diferentes setores da empresa;
🡪 Melhora a eficiência e a produtividade da empresa;
🡪 Melhora a capacidade de supervisionar setores e funcionários;
🡪 Melhora a capacidade de análise e planejamento operacional;
🡪 Melhora a economia da empresa e a capacidade de planejamento financeiro;
🡪 Facilita a aprovação de projetos e a implementação de hábitos e campanhas.
Como fazer o organograma empresarial do seu negócio
Existem diferentes modelos de organograma empresarial: identificar qual é o tipo mais adequado à estrutura administrativa de seu próprio negócio é fundamental para se criar um organograma eficiente. O que pode determinar esta escolha é a forma como os cargos e funções são distribuídos dentro da empresa em questão.
Confira os principais tipos de organograma empresarial:
🡪 Clássico ou Vertical – É o modelo mais comumente utilizado, com os cargos superiores no topo e as funções mais básicas na base do gráfico:
🡪 Circular ou Radial – É um modelo moderno de organograma, com os cargos superiores no centro do gráfico e os cargos subordinados sendo posicionados de dentro para fora. Muito usado por empresas que possuem um ideal colaborativo:
🡪 Horizontal – Modelo simples que costuma ser mais utilizado em pequenas empresas ou que não tenham muitos colaboradores, aqui a hierarquia vai se expandindo para o lado:
🡪 Em Barras – De uso pouco difundido por não demonstrar claramente as conexões entre os setores da empresa, este modelo distribui os cargos em barras cujos tamanhos dependem da importância da função:
🡪 Funcional – Este modelo segue a mesma ideia do Organograma Vertical mas apresenta, em vez dos cargos, as relações funcionais dentro da empresa.
🡪 Linear de Responsabilidade – Um pouco mais complexo, este modelo apresenta os responsáveis por cada atividade dentro de cada setor da empresa:
🡪 Matricial – Mais flexível por permitir alterações à medida que o planejamento da empresa muda, este organograma prioriza grupos de trabalho temporários que atuarão juntos em projetos específicos – como é comum de ocorrer em firmas de engenharia:
Uma vez que já tenha identificado o modelo de organograma empresarial ideal para seu negócio, basta seguir os três passos abaixo:
1.Identifique hierarquicamente, pela ordem de grandeza, todos os cargos existentes na empresa e os nomes das respectivas pessoas que os ocupam;
2.Monte a estrutura do organograma segundo o modelo escolhido desenhando as “caixas” correspondentes aos cargos e traçando as linhas que conectam os diferentes setores;
3.Insira os nomes das pessoas em seus devidos cargos: você pode incluir fotos e informações de contato para facilitar a identificação e a comunicação de quem visualiza o organograma.
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