Calculadora de Tesouro Direto: sua aplicação é realmente rentável?
O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional que emite títulos públicos adquiridos pelos investidores. Os valores obtidos são usados pelo Governo Federal para investir em projetos para a população.
Contudo, qualquer aplicação financeira exige uma boa análise para determinar se ela vale a pena e se atenderá aos objetivos do investidor. Portanto, é importante saber como usar uma calculadora de Tesouro Direto. Tem interesse no assunto? Então confira este post!
Por que investir nos títulos públicos do Tesouro Direto?
Os títulos do Tesouro Direto são de renda fixa e ajudam a financiar as operações do Governo Federal, garantidas pelo próprio Tesouro Nacional, o que o torna um dos investimentos mais seguros. Além disso, ele conta com as seguintes vantagens:
- facilidade para investir: é possível fazer a aplicação de forma rápida e simplificada por meio de bancos e corretoras;
- baixo valor inicial: o tesouro direito aceita investimentos a partir de R$ 30.
- rentabilidade: ele rende mais do que a poupança e oferece opções com várias taxas;
- liquidez diária: você pode resgatar o valor a qualquer momento.
Tipos de títulos públicos
O Tesouro Direto oferece diferentes modalidades de títulos que afetam a sua rentabilidade e a previsibilidade de ganhos.
Prefixado
Ele apresenta uma taxa percentual fixa que será aplicada ao investimento ao término do prazo indicado no título. É o caso da LTN (Letra do Tesouro Nacional) e da NTN-F (Nota do Tesouro Nacional série F).
Selic
Ele é o título com rentabilidade pós-fixada atrelada à Selic, como a LFT (Letra Financeira do Tesouro).
IPCA+
Um título híbrido com rendimento atrelado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), acrescido de uma taxa fixa. É o caso da NTN-B (Nota do Tesouro Nacional série B) e da NTN-B Principal (Nota do Tesouro Nacional série B Principal).
O que é uma calculadora de investimentos?
A calculadora de investimentos é a ferramenta utilizada por quem deseja fazer aplicações financeiras, acompanhar rendimentos ou realizar resgates com mais segurança. Nela, é possível informar todos os dados do título para verificar a rentabilidade total, descontos aplicados e lucro líquido para avaliar as oportunidades do mercado.
O que é preciso para calcular a rentabilidade dos títulos públicos?
Primeiro, é preciso encontrar uma calculadora confiável para avaliar os valores. Nela, você deverá incluir as seguintes informações sobre o título do Tesouro Direto:
- tipo do título;
- data da compra;
- data do vencimento;
- valor investido;
- taxa do papel na compra;
- taxa da corretora ou do banco.
Calculadora de Tesouro Direto
O site do Tesouro Direto oferece um simulador para ajudar na escolha dos títulos de acordo com os seus objetivos. Nela, você consegue fazer duas projeções: uma baseada no quanto deseja investir e outra considerando o valor que quer resgatar no futuro.
Além disso, para acompanhar a rentabilidade dos títulos ou fazer simulações mais rápidas, também existe uma calculadora de Tesouro Direto bastante completa e desenvolvida pela Fazenda Nacional.
Interpretando os resultados
Depois de utilizar a calculadora, é preciso saber como interpretar os resultados para garantir a melhor decisão. Veja o significado dos principais termos:
- valor investido líquido: aplicação inicial;
- rentabilidade bruta: taxa anual do título;
- valor bruto do resgate: total resgatado ao término do prazo;
- taxa de custódia: valor pago a B3 pelos serviços prestados;
- taxa de administração: valor cobrado pela corretora;
- alíquota média do imposto de renda: taxa aplicada para calcular o tributo;
- Imposto de Renda: total descontado;
- valor líquido do resgate: total resgatado após os descontos das taxas.
Usando a calculadora de Tesouro Direto, você terá mais facilidade para comparar as opções de títulos e encontrar o investimento que atenda às suas necessidades.
Gostou do conteúdo? Se você quer aprofundar o seu conhecimento no assunto, confira o nosso guia completo do mercado financeiro!