Como investir em letra financeira?
Os meios de guardar dinheiro estão cada vez mais diversificados. Alguns são mais populares que outros, talvez por isso ainda não seja tão divulgado o investimento em letra financeira, um tipo de aplicação de renda fixa.
Isso quer dizer que no ato da compra, o investidor é informado do quanto receberá quando fizer o resgate. Muitos investimentos são assim, o que ajuda o investidor a se programar para usar o dinheiro sem as surpresas da oscilação sobre os ganhos.
Neste post, você vai saber como funciona o investimento em Letra Financeira e para qual perfil de investidor é mais indicado. Além disso vamos trazer também as vantagens e desvantagens da modalidade, e qual o rendimento efetivo dela!
Como a Letra Financeira funciona e para quem é indicada?
Como dissemos, trata-se de um investimento em renda fixa, com rentabilidade de longo prazo, de no mínimo dois anos. O valor de investimento inicial – R$ 150 mil – é mais alto e requer um planejamento bem-estruturado do investidor.
Com um investimento em Letra Financeira, o investidor não pode solicitar o resgate antes do prazo, o que pode ser um problema em casos de emergência. É o tipo de aplicação indicada para quem tem planos para o futuro e deseja poupar, sem pressa para usar o dinheiro.
Qual o seu rendimento?
A letra Financeira tem um investimento bem rentável, sendo um dos maiores do mercado para a modalidade de renda fixa. Sua base de cálculo é o CDI – Certificado de Depósito Interbancário, mas pode também ser vinculado ao IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo.
A valorização se dá pela pós-fixação, conforme a performance do CDI, mas pode ser também de acordo com o IPCA ,com pagamento de juros somados à variação da inflação, ou até prefixada, com a definição dos juros anuais na contratação.
Vantagens
- rentabilidade maior que a média dos investimentos em renda fixa;
- investidor já sabe qual será o retorno sobre investimento na hora da compra;
- aplicação fácil;
- é possível diversificar os investimentos;
- menor alíquota do Imposto de Renda (15%), que incide apenas sobre os rendimentos.
Desvantagens
- alto investimento mínimo no valor de R$ 150 mil;
- não é possível resgatar antes da data de vencimento;
- sem proteção do Fundo Garantidor de Crédito;
- tem incidência do Imposto de Renda;
- prazo para o resgate é longo – mínimo de dois anos.
Como investir em Letra Financeira?
Não é difícil fazer um investimento em Letra Financeira, mas é recomendável verificar todas as características das instituição financeira antes de investir nesse título. Como o valor mínimo é alto e não há garantias do Fundo Garantidor de Crédito, é importante ter um banco confiável.
O investidor deve informar sobre os objetivos de investimento, identificar o perfil investidor, verificar as condições e regras e sanar todas as dúvidas, para só então dar continuidade ao processo. Lembrando sempre que o investimento em Letra Financeira tem um dos prazos mais longos.
Gostou do post? Continue em nosso blog e conheça também outra categoria de investimento: a Letra Financeira do Tesouro. Saiba para quem é mais indicado e quais são as vantagens e desvantagens de investir o seu dinheiro!