LTN: o que é, como aplicar e tudo que você precisa saber
Quando o assunto é investir no Tesouro Direto, pode-se recorrer a diversas opções de títulos. Entre os principais disponíveis, está a LTN, que também é conhecida como Tesouro Prefixado.
Para aproveitar o que essa alternativa tem a oferecer, é essencial conhecer suas características e como fazer para aplicar. Considerando isso, venha conferir as dicas essenciais!
Quais são os títulos do Tesouro Direto?
Na hora de investir em títulos públicos, você terá acesso a várias opções, e cada uma é mais indicada para uma situação. A seguir, veja quais são as principais alternativas!
LTN (Tesouro Prefixado)
A Letra do Tesouro Nacional, ou LTN, também é conhecida como Tesouro Prefixado. Esse título estabelece um valor fixo de juros, mais uma taxa referencial para o período de aplicação.
LFT (Tesouro Selic)
A Letra Financeira do Tesouro, ou LFT, é chamada de Tesouro Selic. É do tipo pós-fixada e rende de acordo com a Selic, a taxa básica de juros da economia.
NTNB (Tesouro IPCA+)
A Nota do Tesouro Nacional, ou NTNB, é o Tesouro IPCA+. Também é pós-fixada e está atrelada ao IPCA, que é a taxa de inflação. O pagamento de juros ocorre de forma trimestral, e é de longo prazo.
NTNB Principal (Tesouro IPCA+)
O NTNB Principal é pós-fixado, atrelado ao IPCA e de longo prazo. A diferença é que o resgate acontece de uma só vez, ao final do período de aplicação.
O que é LTN (Letras do Tesouro Nacional)?
Como visto, a LTN é um tipo de aplicação do Tesouro Direto, conhecida por ter uma rentabilidade prefixada. Nessa modalidade, você saberá o quanto receberá ao final do contrato, de maneira antecipada.
Essa é uma alternativa interessante para investidores conservadores e que buscam segurança, ao mesmo tempo em que oferece potencial sobre bons resultados.
Quais os impostos incidentes sobre este investimento?
A LTN não está livre de impostos e, como isso interfere na rentabilidade, é preciso considerar os valores. O principal é o Imposto de Renda, que é cobrado segundo a tabela regressiva. Então, por quanto mais tempo você a mantiver, menores serão os custos. Veja os prazos:
- Até 180 dias: 22,5%;
- de 181 a 360 dias: 20%;
- de 361 a 720 dias: 17,5% e
- acima de 720 dias: 15%.
Também há cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) se o investimento for retirado antes de 360 dias.
Em relação às taxas, existe a taxa de custódia da Bolsa de Valores (B3) e a taxa de administração, que é fiscalizada pela instituição financeira.
Quais as vantagens de investir na LTN?
Escolher as Letras do Tesouro Nacional envolve alguns benefícios importantes e que justificam a decisão. A seguir, veja quais são todos os aspectos positivos associados a essa escolha!
Conhecimento da rentabilidade
Na hora em que assinar o contrato, você saberá exatamente o quanto vai receber ao final. Assim, não surgirão dúvidas sobre quais são os ganhos associados, como também não há risco de perdas.
Fluxo de investimento
Especialmente para quem começa a investir agora, essa é uma alternativa bem simples. Você investe o dinheiro e, no momento apropriado, faz o resgate de forma única. Isso simplifica o fluxo de investimento e potencializa os ganhos — ao contrário do que acontece com um rendimento semestral, por exemplo.
Favoráveis com economia estável
Quando a economia não passa por grandes flutuações, as taxas também não se alteram para cima ou para baixo. Com isso, a LTN oferece uma opção intermediária e com grande potencial de resultados.
Segurança no investimento
A LTN, principalmente, é uma alternativa bastante segura. Você terá previsibilidade, além da certeza de receber o que investiu mais o retorno, o que é ideal para investidores conservadores, moderados e para os arrojados que buscam diversificação.
E quais as desvantagens?
Assim como acontece em qualquer aplicação financeira, a modalidade apresenta alguns pontos desvantajosos, que devem ser considerados. Confira!
Compra com Selic e IPCA em alta
Se a taxa de juros e/ou a inflação estiverem em alta ou com potencial de crescimento, a LTN não é tão interessante. Se o objetivo for potencializar os ganhos, é melhor recorrer às alternativas pós-fixadas.
Resgate no vencimento
Para obter o ganho previsto em contrato, é imperativo esperar o momento do resgate. Se você decidir retirar o valor antes do vencimento, terá o título vendido ao preço de mercado, que poderá ser menor que a taxa.
Liquidez antecipada
Apesar de haver liquidez, como visto, ela pode gerar perdas em relação ao ganho inicial previsto. Dependendo do tempo, também pode fazer com que a cobrança de impostos seja maior.
É possível calcular a rentabilidade da LTN?
Como estamos falando do Tesouro Prefixado, a LTN permite calcular a rentabilidade antecipadamente. Você terá total visibilidade sobre qual será o valor obtido no momento do resgate.
Quais são os títulos de LTN disponíveis para compra?
Além da LTN “principal”, em que o resgate total acontece no final do período de contrato, há a chamada NTN-F. A Nota do Tesouro Nacional tipo F também é prefixada, só que permite fazer o resgate semestral de juros.
Quanto à LTN, existem diversas condições acordadas, tanto em relação ao prazo como sobre as taxas de rendimento.
Passo a passo para investir em LTN
Agora que você já conhece as principais características da LTN, é o momento de entender como aproveitar essa oportunidade. Veja o passo a passo:
1º passo
Encontre uma instituição financeira (banco ou corretora autorizada) para que seja possível fazer o seu cadastro e investir.
2º passo
Confira quais são os títulos disponíveis e suas condições, como prazo de vencimento e rentabilidade oferecida.
3º passo
Após escolher o título certo, transfira o valor que deseja aplicar nesse investimento para a instituição autorizada.
4º passo
Complete seu cadastro no portal do Tesouro Direto e acompanhe os investimentos.
Investir na LTN é uma alternativa que traz boas oportunidades para quem deseja ter segurança e retorno. Com essas dicas, você terá a chance de aproveitar tudo da melhor maneira.
Para ter sucesso com esse tipo de investimento, venha saber tudo sobre a aplicação em Tesouro Direto! Para acompanhar mais conteúdos como este, confira nosso blog!