Como funciona o simulador CDB?
O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título privado de renda fixa em que você compra um papel e empresta dinheiro ao banco. Quando chegar a data de vencimento, você recebe o retorno da aplicação financeira. A liquidez pode ser diária ou somente no vencimento.
Por isso, esse investimento serve para formar uma reserva de emergência, que será usada em imprevistos. Mas é preciso saber escolher qual aplicação vale a pena. A melhor maneira de alcançar uma boa rentabilidade é fazendo um cálculo com o simulador do CDB para comparar as possibilidades existentes. Como fazer isso? É o que vamos mostrar.
Quais são os tipos de CDB?
Existem 3 tipos de Certificados de Depósito Bancário. Eles variam conforme a remuneração:
Prefixados
São títulos com uma taxa de remuneração predefinida. Você sabe quanto vai ganhar ao final e não há variações no percentual.
Pós-fixados
Ocorre um retorno atrelado ao indexador, como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que serve de referência para as operações entre os bancos. A rentabilidade oscila todos os dias.
Híbridos
Combina os dois modelos anteriores. Existe uma taxa fixa e outra variável, que costuma ser o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esse indicador mede a inflação oficial do país. Por isso, o ganho é real.
Como fazer a simulação?
Existem muitos simuladores de CDB disponíveis na internet. Você pode escolher o que achar melhor, porque todos funcionam de maneira semelhante. Para utilizá-los, é preciso ter em mãos algumas informações. Veja.
Preenchimento de dados
É preciso inserir alguns dados para usar o simulador CDB. Confira quais são eles:
Valor
Consiste na quantia inicial a ser aplicada.
Data da aplicação
É o dia que você vai fazer o investimento.
Data de vencimento
É o dia que o título vencerá ou quando você resgatar a quantia.
Duração
Abrange o período total que o dinheiro ficará investido.
Taxa de juros
É o percentual que vai ser aplicado sobre o investimento e que servirá para sua remuneração.
Como fazer a análise do resultado?
Preencheu os dados no simulador CDB? Você terá um resultado, que precisa ser bem avaliado. Ele contempla vários campos. Confira cada um deles e o que significam.
Porcentagem por mês
É a rentabilidade em porcentagem, conforme os dados inseridos. É importante para analisar se o retorno realmente compensa.
Bruto
É o lucro obtido, sem contar os descontos em impostos, taxas e custódias.
Líquido
É o lucro obtido depois do desconto de taxas e tributos.
Lucro
Consiste no total que seu investimento efetivamente rendeu. Aqui, é descontado o valor inicial da aplicação, bem como taxas e tributos.
Com essas informações, ficou mais fácil entender o simulador CDB, certo? Agora é o momento de fazer as suas comparações e ver o que traz mais resultados. Lembre-se de que essa é a maneira mais acertada de tomar uma decisão e fazer seu dinheiro multiplicar.
Quer saber mais sobre o rendimento dessa aplicação financeira? Saiba como escolher as melhores taxas do CDB.