Endobranding: entenda o que é e como ele retém os colaboradores mais talentosos
Conjunto de atividades internas torna os colaboradores representantes da sua marca.
Em meio à crescente preocupação financeira que confronta os brasileiros devido à pandemia do Coronavírus, toda empresa que deseja atrair e reter os melhores talentos profissionais precisa investir na cultura de valorização dos patrimônios de seus colaboradores. Assim, adaptar o pacote de benefícios às novas exigências do mercado para oferecer os benefícios mais desejados – como a Previdência Privada Corporativa – é indispensável.
A valorização por si só, no entanto, não vai bastar: ela precisa ser acompanhada por uma estratégia precisa de motivação e valorização interna, capaz de engajar seus colaboradores a ponto deles se identificarem com a imagem da empresa e, como diz o ditado, “vestirem a camisa”. E uma das estratégias mais eficazes para fortalecer a relação entre a empresa e o colaborador é através do endobranding.
O que é endobranding?
Apesar de semelhante ao endomarketing, que também é fundamental e consiste em criar estratégias de comunicação, divulgação e promoção voltadas aos colaboradores internos, o endobranding refere-se a um conjunto de atividades que incentivam os colaboradores a fortalecerem o vínculo com a identidade da empresa. Se for bem sucedido, o endobranding pode tornar os colaboradores “advogados” da marca até para o público externo.
O endobranding pode ser trabalhado por meio de uma série de atividades internas que valorizem os colaboradores: onboarding para integrar novos membros da equipe, treinamentos de capacitação e segurança do trabalho, campanhas internas associadas ao endomarketing, palestras motivacionais e, principalmente, com o lançamento de novos benefícios corporativos.
Uma vez que estejam integrados, motivados e com a segurança financeira garantida, os colaboradores da empresa passam a incorporar e defender os próprios valores e o modo de pensar da organização – endobranding realizado com sucesso!
Por que fazer endobranding na sua empresa?
Traçar uma estratégia eficiente de endobranding é a melhor maneira de transmitir para seu público interno a identidade, os valores e a maneira de pensar e agir da empresa. Trata-se de uma comunicação essencial, já que é preciso estabelecer uma conexão real com os colaboradores e um senso de pertencimento àquela organização.
Mas um endobranding bem-feito vai além: ele consegue converter os colaboradores em divulgadores e defensores da marca até mesmo para o público externo – imagine seus melhores colaboradores propagando as vantagens de se trabalhar na sua organização para outros profissionais do mesmo gabarito ou até mais talentosos.
Ou seja: o endobranding não apenas consolida a relação entre a empresa e seus colaboradores, fazendo com que sintam-se integrados e valorizados, como também gera uma forma de divulgação C2C para um público-alvo muito interessante – os melhores profissionais do mercado, que ficam ansiosos para integrarem o quadro da sua empresa.
Qual o papel dos benefícios corporativos no endobranding?
Os benefícios corporativos que a empresa oferece para seus colaboradores representam uma das vertentes vitais do endobranding. Sem a devida valorização financeira patrimonial para ajudá-los a manter ou melhorar futuramente o padrão de vida que levam (inclusive na aposentadoria), os colaboradores tendem a perder motivação e produtividade.
Duas pesquisas recentes realizadas pela Onze, “Estresse Financeiro dos Brasileiros” e “Tendências em Benefícios para 2021”, revelam o quanto o estresse financeiro dentro das organizações resulta em falta de foco, má qualidade do sono, problemas de relacionamento e queda na produtividade. Só a cultura do investimento pode remediar tal preocupação.
Se não oferecer benefícios corporativos compatíveis com os anseios dos colaboradores, a empresa corre o risco de fracassar na sua estratégia de endobranding.
Exemplos de endobranding
Um exemplo prático de endobranding é o caso de uma empresa do setor de engenharia que, percebendo uma certa insatisfação entre seus colaboradores e após receber alguns pedidos de demissão inesperados, passou a oferecer a Previdência Privada Corporativa. Com a mudança, passou a reter seus melhores talentos – de fato, pesquisas apontam que 82% dos empregados que recebem Previdência Privada Corporativa estão felizes com o emprego atual.
Outra ação de endobranding que pode ser citada é o caso da empresa de programação que instituiu treinamentos de aperfeiçoamento trimestrais para valorizar seu quadro de colaboradores. Assim, estes colaboradores passaram a sentir que estão avançando na carreira com o aprendizado de novas técnicas de programação.
Por fim, destacamos a firma de advocacia que passou a anunciar internamente as maiores conquistas de cada colaborador – destacar os resultados positivos é uma ótima forma de valorizar seu quadro de funcionários. Sem nunca esquecer, é claro, de unir esta valorização comunicativa com a segurança da valorização patrimonial financeira.
Sobre a Onze
A Onze foca na Saúde Financeira do brasileiro: oferecemos a Previdência Privada Corporativa para que empresas auxiliem seus colaboradores a construir um futuro melhor. Além da Previdência Privada, nosso aplicativo também oferece serviços de diagnóstico e aconselhamento sobre saúde financeira.