Feedback positivo: como e por que fazê-lo na sua empresa
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O feedback positivo é uma ferramenta de avaliação de desempenho, tem sido muito útil para o RH. Ele ajuda a cuidar do capital humano, que hoje representa um dos bens mais valiosos para o meio corporativo. Mas, apesar dos inúmeros benefícios, muitos gestores ainda não adotam a prática do feedback, ou não o fazem da maneira correta.
Pensando nisso, nós reunimos neste texto algumas informações importantes sobre como e porquê você deve aplicar o feedback positivo com seus colaboradores. Confira abaixo!
Qual a importância do feedback positivo para a empresa?
oda empresa que almeja o sucesso deve ter uma gestão de recursos humanos focada na valorização do colaborador – afinal, ele é uma das molas propulsoras do seu negócio. Neste contexto, o feedback tem extrema relevância porque além de reconhecer o trabalho realizado pelo colaborador e incentivá-lo a manter o bom desempenho, ele também serve para indicar pontos de melhorias que vão trazer resultados para ambas as partes.
De modo geral, o feedback é uma forma de avaliar o desempenho do colaborador, e pode ser aplicado de maneira reservada, quando a conversa é feita individualmente; ou ainda em grupo, se a proposta for avaliar a performance da equipe.
Para que a aplicação do feedback seja eficaz, ele precisa ser contínuo e fazer parte da cultura organizacional. O ideal é que ele tenha uma periodicidade pré-definida de acordo com as necessidades da empresa.
Como avaliar o desempenho dos colaboradores?
Para ter sucesso na aplicação do feedback com seus colaboradores, é importante que o gestor avalie antecipadamente seus subordinados, reunindo dados e indicadores sobre a produtividade e desempenho de cada um deles. Abaixo listamos os métodos mais usados:
- Autoavaliação: É um método simples feito através de um questionário, no qual o colaborador identifica seus pontos fortes e fracos, e depois participa de uma discussão com seu líder sobre como melhorar o desempenho profissional.
- 360 graus: Um dos métodos mais completos, a avaliação 360º envolve todos os membros que têm contato com a empresa. Também é aplicado por meio de questionário, e pode ser usado inclusive com fornecedores e parceiros externos.
- 90 graus: Direto e simples, essa avaliação é feita pelos gestores, e indicada para avaliar colaboradores em cargos menores.
- 180 graus: Neste formato, a avaliação é feita de forma conjunta e visa cruzar pontos de vistas diferentes, porque além do colaborador ser avaliado pelo gestor, o colaborador também faz uma autoavaliação de si.
- Avaliação da equipe: Muito usado por diversas empresas, esse método deve ser aplicado para avaliar a integração dos membros, bem como a forma que eles se relacionam e se comunicam uns com os outros no ambiente corporativo.
Boas práticas na hora do feedback positivo
Embora muitas empresas já compreendam a importância do feedback, e estejam adotando essa prática para motivar e engajar seus colaboradores, vale seguir algumas boas práticas para evitar erros e potencializar os resultados desta ferramenta. Veja abaixo 10 sugestões:
- Faça um planejamento com antecedência;
- Escolha um ambiente adequado;
- Introduza a conversa de maneira informal;
- Valorize os pontos positivos e reconheça seu trabalho;
- Liste cuidadosamente os pontos a serem melhorados;
- Evite comparações com outros membros da equipe;
- Dê exemplos para abordar situações;
- Incentive o autoconhecimento do colaborador;
- Seja transparente e honesto sempre;
- Mantenha a frequência dos feedbacks.
E os feedbacks negativos?
Diferentemente do feedback positivo, dar ao colaborador uma avaliação negativa sobre o seu trabalho ou postura não é uma tarefa fácil. Na maioria das vezes, receber um feedback desfavorável pode provocar sentimentos de vergonha e frustração, ou até mesmo, raiva, já que muitos não sabem como lidar com crítica e podem ficar desestimulados com o trabalho.
Nestes casos, é fundamental que os gestores estejam preparados para dar o feedback, e não cometam erros que comprometam a imagem da organização. Eles precisam encontrar o tom certo, pontuando as falhas de uma maneira equilibrada, sendo honesto e direto, evitando fazer comparações, e acima de tudo, oferecendo soluções de melhoria.
Vale lembrar, que é importante sempre deixar claro que o feedback negativo é uma crítica construtiva, que não deve ser levada para o lado pessoal. Além disso, gestores também precisam estar preparados para receber críticas negativas, quando for o caso.
Inclusive, a mesma recomendação vale para a área de recursos humanos, que deve agir de forma estratégica e não pode ficar de fora das avaliações da empresa.
A importância do reconhecimento
Como estamos falando em reconhecimento, é muito válido pensar na possibilidade de investir em mimos para colaboradores. Eles ajudam a fortalecer as ações de endomarketing voltadas para o engajamento e motivação, fazendo com que colaboradores sejam mais fiéis ao negócio.
Além disso, os mimos também geram outros benefícios como aumento de produtividade e ainda a fomentar a cultura organizacional.
Como a Onze ajuda a ter equipes comprometidas?
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