11 ferramentas de gestão estratégicas para o RH
Além de atrair e reter talentos, treinar e engajar a equipe, a área de recursos humanos da sua empresa precisa acompanhar uma série de dados e processos. Por isso, não basta ter um perfil estratégico, é preciso ter também muita agilidade. Felizmente, há algumas metodologias de gestão bastante conhecidas no meio corporativo, que são ótimas ferramentas para o RH.
Confira a seguir como esses recursos ajudam em tarefas estratégicas do setor, e veja uma lista das ferramentas de gestão mais comuns e que podem ser facilmente implementadas na sua empresa.
O que são ferramentas de gestão?
Ter processos bem estruturados é um dos maiores desafios do mundo corporativo nos dias atuais, e para isto muitos gestores recorrem às ferramentas de gestão, porque elas otimizam o trabalho e ainda contribuem para uma tomada de decisão mais certeira.
No geral, essas ferramentas são softwares, técnicas e metodologias que funcionam como uma força extra para o gestor, ajudando no gerenciamento de projetos e no aprimoramento de processos. Elas também servem para garantir maior eficiência e qualidade na produção de bens e serviços, além de identificar problemas e prevenir riscos futuros.
Para o setor de recursos humanos – que precisa executar algumas tarefas estratégicas como recrutamento e seleção de talentos, avaliação de desempenho, entre outras – as ferramentas de gestão são fundamentais para verificar a condução dessas tarefas. Além de potencializar os resultados do RH e avaliar se estão alinhados às metas e objetivos da empresa.
Entre as vantagens oferecidas pelas ferramentas de gestão, podemos citar:
- Aumento de produtividade;
- Maior organização interna;
- Controle dos processos;
- Redução de custos e desperdícios;
- Melhora da qualidade dos produtos e serviços;
- Maior satisfação dos clientes;
- Otimização de tempo da equipe;
- Prevenção de riscos e problemas
Dicas de ferramentas de gestão para RH
ara ajudar no processo de escolha, nós listamos abaixo 11 ferramentas de gestão que são muito comuns no meio corporativo e que otimizam a rotina da sua empresa.
5W2H
É uma ferramenta bastante usada para o planejamento estratégico de empresas, e parte do princípio de organizar as ações com base em algumas definições como:
- o que será feito (what);
- quem fará (who);
- por quê (why);
- quando (when);
- onde (where);
- como (how);
- quanto custará (how much).
Em geral, essas perguntas são organizadas numa planilha e as respostas funcionam como um guia pelo qual o gestor pode acompanhar o processo.
PDCA
Indicado para gestores que têm como objetivo a melhoria contínua dos processos, o PDCA consiste basicamente de um circuito com quatro ações, definidas como:
- planejar (plan);
- fazer (do);
- checar (check);
- agir (act).
Como se trata de um ciclo, a ideia é que esse processo não tenha fim, e a última etapa sempre leve ao início de uma nova melhoria a ser implementada.
Análise SWOT/FOFA
Muito usada no planejamento estratégico, a metodologia permite entender o contexto da empresa a partir de uma análise interna sobre suas forças (strengths) e fraquezas (weakness), além de uma análise externa sobre oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
Com base nisso,é possível tomar decisões mais certeiras, traçando planos para lidar com as fraquezas e ameaças, e aproveitar melhor as forças e oportunidades.
PM Canvas
Também chamada de Project Model Canvas, essa metodologia consiste em reunir e relacionar de forma visual, todas as informações do projeto em perguntas (o quê, quem, por quê, como, quando e quanto).
Na maioria das vezes, esses quadros são bem simples de usar. Hoje alguns exemplos de PM Canvas que existem são o Trello e o Planner.
Matriz BCG
É usada para entender quais produtos ou serviços têm mais potencial de mercado. A metodologia consiste em analisar a função de cada um deles dentro do portfólio da empresa, e a partir disso orientar a decisão de quais devem ser mantidos ou retirados da comercialização.
Matriz de Ansoff
Usada para orientar o crescimento da organização, a ferramenta traz quatro estratégias empresariais:
- penetração de mercado;
- desenvolvimento de produtos;
- desenvolvimento de mercado;
- diversificação.
Guia PMBOK
É um conjunto de conhecimentos, que funciona basicamente como uma enciclopédia, e reúne as práticas mais eficientes, já testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro em um único guia regularmente revisado pela PMI (Project Management Institute).
Cinco forças competitivas de Porter
É uma ferramenta que permite uma analisar de forma abrangente o contexto da empresa, a partir de cinco pontos básicos:
- ameaça de produtos substitutos;
- ameaça de novos concorrentes;
- poder de negociação dos clientes;
- poder de negociação dos fornecedores;
- rivalidade entre os concorrentes.
Princípio de Pareto 80/20
Essa ferramenta é baseada na regra de Pareto, que diz que 80% das consequências são decorrentes de 20% das causas. Em exemplo prático: seria o mesmo que dizer que 80% do faturamento é resultado de 20% das vendas. Com base nisto, é possível criar uma relação na qual 20% do trabalho gera 80% dos resultados, e implementar ações para aumentar as causas e consequentemente aumentar a produtividade.
KPI
Conhecidos como Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de Performance, os KPIs são métricas usadas pelos gestores para avaliar determinados processos em sua gestão. Alguns KPIs que geralmente são usados pelo RH são: índice e custo de rotatividade, absenteísmo, índice de retenção de talentos e índice de produtividade.
Mapa mental
Indicada para gestão de informações, compreensão e solução de problemas, a ferramenta consiste numa técnica muito prática de organização e memorização de pensamentos lógicos e ideias através de palavras chaves, símbolos e cores.
O mapa mental simplifica decisões ajudando a focar naquilo que é mais relevante, e também contribui para o aprendizado e criatividade.
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