Benefícios para a saúde mental: por que as empresas estão preocupadas em oferecê-los?
Na realidade pós-pandemia, cuidar do bem-estar do colaborador está no topo das prioridades de qualquer empresa. Estudos mostram que preocupações como o estresse financeiro reduzem significativamente a produtividade e geram graves prejuízos. Por isso, oferecer benefícios para a saúde mental tornou-se indispensável.
Só nos Estados Unidos, meio trilhão de dólares é perdido em produtividade a cada ano por causa de problemas financeiros dos funcionários. Por aqui, a pesquisa da Onze Estresse Financeiro dos Trabalhadores Brasileiros revelou que as finanças são a principal preocupação do brasileiro – à frente de violência, saúde e até da família.
Mas quais são os riscos de ter um colaborador sobrecarregado mentalmente e o que a empresa tem a ganhar ao oferecer os benefícios para a saúde mental? E quais benefícios estão mais em alta? Continue conosco para descobrir as respostas.
Por que as empresas estão oferecendo benefícios para a saúde mental?
Os últimos anos foram acompanhados por uma crise financeira que fez o trabalhador brasileiro sofrer as consequências no bolso. Segundo a Pesquisa de Saúde Financeira do Trabalhador 2021, também realizada pela Onze, para 41% dos profissionais a situação financeira piorou ao longo do último ano e para 39% ela não evoluiu.
Dentre os que viram a renda diminuir:
- 25% dos profissionais precisa resolver pendências ao longo do dia;
- 35% perdem o foco no trabalho por conta das preocupações;
- 14% ficam mal-humorados e impacientes com colegas de trabalho;
- 45% perdem o sono pensando nas finanças.
O estresse financeiro provocado por tanta preocupação sobrecarrega a mente dos colaboradores e gera uma série de consequências negativas para as empresas:
- Redução da produtividade;
- Aumento dos índices de absteísmo;
- Problemas de relacionamento;
- Problemas de saúde e aumento dos gastos com planos de saúde;
- Crescimento do índice de Turnover;
- Custos com demissões, recrutamento e treinamento de novos funcionários.
Há, porém, um instrumento eficaz para combater o estresse financeiro: os benefícios para a saúde mental.
Vantagens de oferecer benefícios para a saúde mental
De acordo com a pesquisa Special Report: Financial Stress And The BottomLine”, feito pela PwC em 2017, 76% dos profissionais já empregados sentiriam-se atraídos por uma outra empresa que se preocupa mais com o bem-estar financeiro de seus colaboradores.
Assim, ajudar o colaborador a se preparar para o futuro é a melhor forma de atrair e reter os melhores talentos do mercado – o que requer oferecer benefícios corporativos que se refletem positivamente na saúde física, mental e social do profissional.
E são justamente as empresas que investem nesse tipo de benefícios as que mais atraem e retêm talentos: segundo a pesquisa da Onze Tendências e Benefícios 2022, o pacote de benefícios impacta diretamente no número de colaboradores engajados:
- Abaixo de 11 benefícios → Muitos detratores
- Acima de 11 benefícios → Muitos promotores
Benefícios para a saúde mental que estão alta
Como não poderia ser diferente, os benefícios para a saúde mental que mais atraem e retêm talentos são aqueles diretamente relacionados à saúde financeira – como plano de saúde e a previdência privada empresarial, que nos Estados Unidos é considerada a melhor maneira de incentivar o funcionário a poupar e investir.
No Brasil, a percepção vem se tornando a mesma – confira abaixo os benefícios para a saúde mental que mais atraem e retêm talentos segundo a pesquisa Tendências e Benefícios 2022:
Benefícios que mais atraem:
- Mais desejados no geral:
Plano de Saúde / Odonto 66%
Vale Alimentação / Refeição 43%
Horário flexível 31%
Previdência Privada 28% - Entre 3 e 6 salários mínimos:
Plano de Saúde / Odonto 66%
Vale Alimentação / Refeição 41%
Previdência Privada 33% - Entre 6 e 10 salário mínimos:
Plano de Saúde / Odonto 68%
Previdência Privada 49%
Trabalho Remoto 45%
Benefícios que mais retêm:
- Os mais oferecidos:
Plano de Saúde 57%
Vale Alimentação / Refeição 54%
Assistência Odontológica 44%
Previdência Privada 24% - Os que mais retêm:
Plano de Saúde 36%
Incentivos à cursos 33%
Previdência Privada 27%
Além dos benefícios diretamente relacionados à saúde mental, neste novo mercado é fundamental que as empresas ofereçam flexibilidade e simplificação para que os colaboradores mantenham-se sadios e concentrados no trabalho.
Sobre a Onze
A Onze oferece os benefícios mais desejados pelos profissionais de talento para que sua empresa conte com colaboradores felizes, engajados e livres de estresse financeiro.
É o caso da Previdência Privada Empresarial, benefício corporativo que é oferecido para mais de 55 milhões de trabalhadores nos Estados Unidos e que vem sendo cada vez mais cobiçado pelos profissionais de destaque no Brasil.
Das 50 melhores empresas para se trabalhar em 2020, segundo ranking da Glassdoor, 42 possuem a previdência corporativa no pacote de benefícios.