Bovespa hoje: entenda o que mudou e o que não mudou
Quem está buscando investir no mercado financeiro, provavelmente já ouviu falar sobre a Bovespa, que se refere ao índice que mede o desempenho das ações com maior volume negociado na bolsa de valores de São Paulo: o índice Bovespa ou Ibovespa.
Em 2008, a Bovespa uniu-se à BM&F, que era a bolsa de mercadorias e futuros e passou a ser conhecida como BM&F Bovespa. Já em março de 2017, ocorreu uma fusão entre a BM&F Bovespa e a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (Cetip), e a bolsa passou a se chamar B3 – Brasil, Bolsa e Balcão.
A B3 nasceu como a quinta maior bolsa de mercado de capitais e financeiro do mundo, com patrimônio de US$ 13 bilhões. Apesar de sofrer alterações, ainda permanecem ativos alguns aspectos da Bovespa nos dias de hoje, o Ibovespa que mencionamos anteriormente é um deles.
O que é a Bovespa hoje
A Bovespa hoje funciona como principal mercado de negociação de valores mobiliários, como as ações, Fundos Imobiliários e contratos futuros.
Mesmo após a fusão que deu origem à B3, a nova empresa continua sendo a instituição que organiza a compra e venda de ações em um ambiente seguro e transparente. O principal índice do mercado brasileiro, o Ibovespa, permaneceu igual.
As principais alterações com a fusão foram relacionadas às ações das duas empresas que se uniram (BM&FBovespa e Cetip). As ações da BM&FBovespa mudaram de código e as ações da Cetip deixaram de ser negociadas.
A Bovespa hoje funciona totalmente online e é considerada como a maior depositária de títulos de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do Brasil. As ações da B3 também estão listadas no Ibovespa e você pode acompanhar em tempo real.
Como acompanhar o Ibovespa em tempo real
Você já entendeu que o Índice Bovespa (Ibovespa) funciona como o termômetro da bolsa de valores brasileira. Pelo índice, é possível compreender como o mercado financeiro brasileiro se comportou naquele período.
Há várias formas para acompanhar o Ibovespa em tempo real, vamos explicar abaixo cada uma delas:
Site da B3
Você pode acompanhar pelo site da B3 o gráfico do Ibovespa, fazer comparações entre índices, saber o volume total de dinheiro negociado no dia, ver valores de ações das empresas, entre outras informações. O acesso está disponível para qualquer pessoa, mesmo quem não investe na bolsa.
Home brokers das corretoras
Home broker é um programa para compra e venda de ações que o investidor precisa acessar para negociar na bolsa.
Aplicativos de celular
Há vários aplicativos desenvolvidos que permitem acompanhar e negociar ativos no mercado pelo celular. Exemplos de aplicativos: Investing, Bloomberg, Benziga, Finimize, MSN Dinheiro, Bolsa de Valores App e Yubb.
> Bolsa de Valores para iniciantes: tudo o que você precisa saber