Campanhas de endomarketing: três cases de sucesso
Campanhas de endomarketing têm sido uma ferramenta essencial para manter os colaboradores informados, conscientes e motivados em tempos de pandemia. Estratégias de comunicação ajudaram o público interno a manter a dinâmica de trabalho, ainda que remotamente.
Também serviram para fortalecer, entre os colaboradores, os protocolos sanitários necessários para evitar o contágio pelo Sars-CoV-2, o vírus da covid-19. Neste artigo serão apresentadas três cases de sucesso sobre endomarketing durante a pandemia.
Antes, porém, é preciso lembrar o conceito de endomarketing.
Colaboradores como clientes internos da empresa
As pessoas são a alma do negócio. Sejam elas clientes ou colaboradores da empresa. Por isso a importância do marketing para conquistar os clientes e do endomarketing para manter os colaboradores.
Manter, aliás, é uma das palavras-chave quando se fala em endomarketing. Ao criar estratégias de comunicação no próprio ambiente corporativo, a empresa orienta, transforma e motiva o seu grupo de colaboradores por meio da área de recursos humanos.
Pois passam a ser tratados como clientes internos em vez de meras peças na engrenagem. Isso não só melhora o ambiente de trabalho, o nível de satisfação e a coesão interna, mas também gera dividendos econômicos para a empresa, como a queda na taxa de rotatividade dos colaboradores e a valorização da employer branding.
São fatores que capacitam a organização para a entrega de uma employee value proposition (EVP) realmente atraente.
Vamos destacar alguns dos pontos positivos no próximo tópico.
Relação entre endomarketing e benefícios corporativos
Ações de endomarketing geram benefícios empresariais tanto do ponto de vista empresarial quanto pessoal. A seguir, vamos pontuar alguns desses benefícios.
Abaixo as panelinhas
Coesão é diferente de panelinha. Na coesão, o time trabalha em prol da missão da companhia, enquanto a panelinha atua no interesse próprio de seus membros.
Quebrar esses feudos internos e promover a integração é um dos benefícios que ações de endomarketing trazem ao ambiente corporativo.
Um por todos, todos por um
O sentimento de equipe nem sempre é natural, mas pode muito bem ser estimulado ou construído por meio do endomarketing.
Além do reflexo direto na produtividade, fortalece-se a identidade da empresa. O que, por sua vez, pavimenta o caminho da proatividade e criatividade.
Fortalecimento da cultura organizacional
O entendimento e a incorporação da cultura organizacional é algo difícil porque precisa ir além das palavras que descrevem a missão, a visão e os valores da empresa.
É necessário educar o colaborador na cultura de que ele faz parte. Só assim a sua prática diária no trabalho vai refletir o espírito da companhia.
Sigam-me os bons
Um dos objetivos do endomarketing é criar um círculo virtuoso em que todos ganham, não apenas a empresa. Para isso, é necessário reconhecer ideias, atitudes e esforços individuais.
Quando essa tarefa não se restringe apenas ao gestor direto, mas é valorizada e reconhecida por todo o ambiente corporativo, por meio do endomarketing, a magia acontece.
Com isso, bons exemplos de campanhas de endomarketing não apenas surgem, como passam a servir de inspiração e modelo.
Cases de sucessos na pandemia
Separamos três exemplos de campanhas de endomarketing que foram consideradas cases de sucesso em tempos de pandemia. Vejamos:
Natura
O setor de comunicação da empresa usou diversos canais para reforçar a comunicação com seus colaboradores, entre eles e-mail, intranet e o App do Colaborador Natura.
Um boletim diário foi produzido e distribuído por esses canais, trazendo notícias, curadoria de conteúdo externo e depoimentos de colegas sobre o momento em que viviam.
Além disso, uma pesquisa interna sobre trabalho remoto foi realizada com o objetivo de identificar os principais problemas na rotina de trabalho remoto. Profissionais receberam notebooks corporativos para o home office.
AB Brasil
Empresa do grupo britânico ABF, do setor de alimentos, a AB Brasil lançou a campanha Conta com a Gente, cujo conteúdo informativo trouxe orientações sobre medidas de prevenção tanto para quem ficou em casa quanto para quem continuava a se deslocar para o trabalho.
Em outra ação da empresa, colaboradores que mantiveram o processo produtivo em atividade compartilhavam fotos de um momento seguro ao voltar para casa. Já os que passaram a trabalhar remotamente compartilhavam fotos em seus home offices.
No grupos de WhatsApp da empresa, GIFs animados e outras maneiras criativas foram usados para passar informações sobre como melhorar o espaço de trabalho em casa e como manter o equilíbrio em tempos de incerteza.
Em conjunto com a retomada gradual ao trabalho presencial, a empresa desenvolveu um guia com dicas e boas práticas, como uso correto de máscara, sinalizações, distanciamento e principais regras de higienização.
Ardagh Grupo
A fabricante de embalagens dividiu sua estratégia de endomarketing em três fases. Informações sobre a pandemia e dicas sobre home office foram os principais temas na fase inicial.
Na fase 2, a empresa passou a destacar todas as medidas preventivas que estavam adotando para garantir a saúde e segurança dos colaboradores, incluindo o lançamento da hashtag #ArdaghContraOCorona.
Vídeos com mensagens de apoio e agradecimento aos colaboradores que se mantiveram empenhados foram divulgados eletronicamente a todos.
Esse incentivo aos trabalhadores que mantiveram a operação da empresa foi uma das marcas da fase 3. Além dos vídeos, profissionais tiraram fotos com mensagens de agradecimento e incentivo.
Já quem ficou em trabalho remoto foi estimulado a contar como era o seu home office, também por meio de fotos e vídeos encaminhados pelos aplicativos de mensagens.
Você também pode conferir outros cases e mais informações sobre ações de endomarketing na pandemia nesse texto aqui.
Sobre a Onze
A Onze foca na Saúde Financeira do brasileiro: oferecemos a Previdência Privada Corporativa para que empresas auxiliem seus colaboradores a construir um futuro melhor. Além da Previdência Privada, nosso aplicativo também oferece serviços de diagnóstico e aconselhamento sobre saúde financeira.