Saiba a diferença entre comunicação interna e endomarketing
A comunicação interna informa; o endomarketing forma. Essa é a diferença básica entre esses dois processos corporativos em que os colaboradores são o público-alvo. A comunicação interna transmite as informações que a organização julga necessárias para divulgar ações, cuidados, estratégias, objetivos e metas de trabalho.
Já o endomarketing é um processo formativo cujo objetivo é melhorar o ambiente de trabalho tanto nos relacionamentos horizontais quanto os verticais, e também a sintonia entre a empresa como um todo e os seus colaboradores. Neste artigo, vamos abordar os dois temas focando primeiramente nos conceitos relativos ao endomarketing e depois mostrando três cases de sucesso de comunicação interna.
Conceitos e objetivos do endomarketing
O endomarketing estratégico tem como objetivo aumentar os lucros da empresa por meio do fortalecimento de uma cultura organizacional colaborativa, engajada, criativa e focada no bem-estar dos funcionários.
Iniciativas de endomarketing bem realizadas formam ambientes de trabalho coesos, responsáveis e voltados para a missão da companhia. É um trabalho que pode ser realizado pela área de recursos humanos ou por meio de agências especializadas contratadas para agir pontualmente.
Por meio de benefícios empresariais e de ações e campanhas de endomarketing, criam-se as condições para o reconhecimento da marca da empregadora (employer branding) entre os profissionais do mercado.
O fortalecimento do employer branding gera lucros para a organização na medida em que torna a empresa um lugar cobiçado para se trabalhar, atraindo talentos e reduzindo a taxa de turnover.
Esses dois pontos positivos, por sua vez, têm o efeito de tornar a operação mais engajada e produtiva, e também mais aberta à criatividade e inovação. Tudo isso é traduzido e contabilizado pela EVP, a employee value proposition.
Desafios de comunicação interna e endomarketing dentro de uma organização
Peças gráficas, e-mail marketing, vídeos institucionais, manuais técnicos e educativos, palestras, convites oficiais para festas e eventos, todas essas formas de comunicação internas podem ser utilizadas para se atingir o objetivo de uma campanha de endomarketing.
Ou seja, a comunicação interna, embora tenha um campo e um tempo de atuação mais amplos, fornece canais, meios e ferramentas indispensáveis para as estratégias de endomarketing.
Em outras palavras, a comunicação interna é a estrutura básica informativa da empresa. Serve tanto para informar sobre ações e eventos, quanto para reforçar missão, visão e valores corporativos.
Só uma empresa cuja comunicação interna seja atuante consegue resultados com ações e campanhas de endomarketing.
Esses são os desafios da comunicação interna dentro de uma organização: informar e manter a cultura corporativa presente no dia-a-dia dos colaboradores.
Cases de sucesso de comunicação interna
Vamos conferir a seguir três cases de sucesso:
Best Buy
A criação de uma rede social interna, ampliando os canais de comunicação corporativa, foi a iniciativa realizada pela multinacional americana de eletrônicos para enfrentar a rotatividade de cerca de 60% que afligia os gestores.
Chamada de Blue Shirt Nation, a rede social serviu para os colaboradores trocarem ideias, dicas, experiências e informações entre si, sem inibições causadas pela hierarquia.
A iniciativa foi um sucesso. A rede social interna reforçou os elos corporativos entre os funcionários e também permitiu aos gestores e diretores conhecer melhor suas equipes.
Como resultado, o turnover da Best Buy caiu 12%, enquanto os índices de produtividade e motivação dos colaboradores registraram crescimento.
Portobello
Incentivar o desenvolvimento dos colaboradores, fornecendo meios para o crescimento profissional e o reconhecimento pelos esforços por meio de oportunidades reais e bons planos de carreira.
Esse era o objetivo da Portobello, uma das maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos no mundo. A solução foi o projeto de comunicação interna chamado Programa de Desenvolvimento e Crescimento.
Apostando na transparência dos processos e empregando linguagem lúdica, a área de comunicação interna criou materiais de informação em formatos diferentes do usual, como histórias em quadrinhos, cartilhas e jogos.
Ao oferecer informação aos funcionários sobre a importância de se qualificar e também sobre como fazer isso, a empresa motivou suas equipes de maneira leve e desconstruída, mas altamente satisfatória em termos de resultados.
Hubspot
A desenvolvedora e comerciante de produtos de software para vendas e marketing se destaca corporativamente pela promoção da cultura interna. Por meio da comunicação interna, a empresa fortalece os valores internos entre as equipes e faz valer o que prega.
Esse sentimento de fair play corporativo é garantido pela total transparência nos processos. Todos os assuntos são compartilhados com os colaboradores, sem importar o nível hierárquico.
Isso gera um forte sentimento de inclusão que, aliado a uma comunicação interna clara e acessível, alavancou o employer branding da empresa e, naturalmente, o grau de satisfação de seus colaboradores.
Quem somos
A Onze é uma fintech com foco na Saúde Financeira do brasileiro. Oferecemos o produto de Previdência Privada no canal corporativo (B2B) para que as empresas auxiliem seus colaboradores a construir um futuro melhor. Além da Previdência Privada, nosso aplicativo também conta com serviços de diagnóstico e aconselhamento sobre a saúde financeira.