Curso mercado financeiro: como escolher o ideal para você?
Entender o mercado financeiro, bem como suas características e tendências é uma necessidade para quem quer começar a investir. Para isso, é importante estudar o assunto por meio de cursos que abordam o cenário econômico e o funcionamento de diferentes tipos de investimentos.
Mas a oferta de cursos sobre mercado financeiro é grande. Então, por onde começar? Qual curso fazer primeiro? Neste texto você vai saber mais sobre algumas opções de estudo, além de dicas para escolher o curso mais adequado para você.
O que aprender em um curso sobre mercado financeiro?
Os cursos disponíveis no mercado variam bastante em sua temática. Eles incluem desde conteúdos mais introdutórios sobre finanças pessoais e orçamento familiar, até temas mais avançados como variações da Bolsa de Valores.
Cursos sobre mercado financeiro, em geral, abordam diferentes aspectos da relação com o dinheiro e ajudam a identificar as melhores oportunidades de investimentos, oferecendo assim, uma base de conhecimento para que o aluno invista de maneira mais segura e baseado em análises técnicas sobre o mercado.
Como escolher o curso sobre mercado financeiro ideal?
O melhor curso é aquele que mais se adequa às suas necessidades, ao seu conhecimento prévio sobre o mercado financeiro e aos seus objetivos enquanto investidor. No entanto, alguns critérios devem ser sempre levados em consideração:
- Qualidade do curso: busque instituições reconhecidas e fuja de cursos que prometem soluções milagrosas para ganhar dinheiro;
- Nível de conhecimento prévio: cursos que oferecem algum tipo de nivelamento facilitam a vida tanto de quem está entrando no mercado e precisa de conhecimentos mais introdutórios, quanto de quem está mais avançado e não quer perder tempo com o básico;
- Temas específicos: se você quer aprender mais sobre determinado tipo de investimento, opte por cursos mais direcionados aos seus objetivos.
Exemplos de cursos sobre mercado financeiro
Veja a seguir alguns cursos que vão te ajudar a entender melhor o mercado financeiro e fazer investimentos mais assertivos:
A plataforma de estudos da B3 reúne conteúdos sobre a Bolsa de Valores. Lá você vai aprender mais sobre finanças pessoais, ações, Renda Fixa, tributação, minicontratos, debêntures e sobre o funcionamento da B3.
O curso da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, traz um conteúdo introdutório para quem busca entender os conceitos relacionados ao mercado financeiro. Dentre os conteúdos estão políticas econômicas, além do funcionamento das características e dos riscos do mercado financeiro nacional.
O curso aborda os conceitos de economia e finanças e sua aplicação no dia-a-dia. Entre os temas apresentados estão: cálculos financeiros, interpretação de gráficos e resolução de problemas utilizando técnicas de matemática financeira.
Aprenda como acessar os fundos de investimento no exterior e quais os perfis de clientes que podem se beneficiar com eles em suas carteiras
Este curso da Fundação Getúlio Vargas apresenta uma visão básica de finanças, abordando os objetivos e a estruturação da administração financeira e como são tomadas as decisões financeiras.
O curso apresenta os cálculos matemáticos que permitem analisar valores financeiros ao longo do tempo, para fazer comparações consistentes entre diferentes alternativas de investimentos.
No curso Como fazer investimentos 1 você vai aprender mais sobre conhecimentos essenciais para definição e realização de investimentos e características de diversas aplicações. Já o Como fazer investimentos 2 aprofunda o entendimento sobre investimentos exóticos; carteira diversificada de ações; correlação entre ativos, risco sistemático e investimento em ouro e derivativos.
O curso oferecido pelo Banco Central aborda temas como a relação com o dinheiro, orçamento pessoal ou familiar, crédito e endividamento, consumo planejado e consciente, poupança e investimento.
Para quem investe ou quer investir em Tesouro Direto, vale a pena conferir o curso do Tesouro Nacional em parceria com a Escola de Administração Fazendária. O conteúdo é dividido em níveis básico, intermediário e avançado.