Hábito de leitura pode deixar você mais perto das suas metas
A tecnologia tem mudado o hábito de leitura das pessoas. Ainda que os livros impressos tenham a preferência de alguns nostálgicos, amantes das folhas de papel, a verdade é que as publicações digitais têm conquistado a preferência das pessoas cada vez mais.
O formato pouco importa: o que não pode mudar é a sede por conhecimento, o desejo de aprender e de compartilhar saberes.
Se você não tem o costume de ler, é importante viver uma nova realidade e desenvolver essa prática para não ficar parado no tempo e continuar evoluindo enquanto pessoa e profissional.
Mas não apenas isso, já que, como veremos ao longo deste artigo, o hábito de leitura é importante também para definir e alcançar metas e sonhos de vida.
Siga acompanhando para saber mais!
O que define o hábito de leitura?
Algumas pesquisas definem o hábito de leitura como o tempo dedicado para ler livros durante determinado intervalo, configurando assim um costume.
Por exemplo, um estudo feito pela agência NOP World elencou os 30 países que mais leem no mundo. O critério utilizado foi o número de horas semanais investidas por pessoa no hábito de leitura.
Índia (10h42min), Tailândia (09h24min) e China (08h) subiram ao pódio com os melhores indicadores. O Brasil ficou na 27ª posição com uma média pouco superior a cinco horas semanais por habitante.
Por que adquirir o hábito de ler?
Você já deve ter ouvido alguma vez a seguinte frase atribuída a Albert Einstein: “Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento”.
Pode não parecer mas ela tem tudo a ver com o hábito de leitura. Pois, mais do que uma forma de entretenimento, ler é, principalmente, uma maneira de ampliar seus horizontes e adquirir novos saberes.
E não estamos falando apenas de obras mais técnicas, mas também romances, biografias e clássicos literários que apresentam outras perspectivas de vida e histórias que podem servir de motivação para os seus problemas reais.
Até para planejar e cumprir metas, você precisa da leitura. Afinal, muitas vezes, é necessário conhecimento para se atingir determinado patamar.
Por exemplo, se um de seus objetivos é ter mais saúde financeira, você vai precisar se familiarizar com o tema, estudar sobre orçamento familiar, controle de gastos, opções de investimento e muito mais.
Como desenvolver o hábito de leitura
Sempre há tempo para quem deseja mudar uma realidade. Por isso, se você ainda não desenvolveu o hábito de leitura, não se preocupe. Confira as quatro dicas que separamos para você e se torne um devorador de livros:
Escolha um tema de seu interesse
Você, dificilmente, vai conseguir criar o costume de ler se essa atividade parecer algo forçado. O ideal é começar a leitura por um assunto que chame a sua atenção e que seja de seu interesse.
Começar com livros de educação financeira, ainda que seu objetivo de vida seja ter uma relação mais saudável com o dinheiro, pode não parecer tão fácil para quem ainda está desenvolvendo o hábito de leitura, exceto se você gosta do assunto.
Inicie pelos clássicos
Outra boa dica é começar a se habituar a ler os livros clássicos. Afinal, eles se tornaram populares por um motivo: a sua universalidade.
Faça uma busca pelos autores mais famosos, os assuntos que mais chamam a sua atenção e, então, trace um paralelo para encontrar a obra perfeita.
Encontre o formato ideal
Livros físicos e digitais. Jornais e revistas impressos ou online. Hoje em dia, você não precisa ficar preso a um formato apenas. Existem diversas maneiras de consumir a leitura. Então, escolha o modelo que mais se encaixe com o seu perfil e a sua rotina.
Encaixe na sua rotina
Por falar em rotina, a última dica diz respeito a encontrar um espaço no seu dia a dia para consolidar o hábito de ler. Pode ser à noite, antes de dormir, nos intervalos durante o expediente ou em qualquer outro momento que achar oportuno.
Com o tempo, a leitura vai fazer tão parte da sua vida que você vai sentir falta quando não tiver nada para ler.
Três livros sobre educação e saúde financeira para começar agora
Quando o hábito de leitura já fizer parte da sua rotina, você já pode incluir obras específicas no seu dia a dia que vão ao encontro dos seus objetivos. Para começar, que tal estudar um pouco mais sobre educação e saúde financeira e melhorar a sua relação com o seu dinheiro?
Confira as três sugestões que temos para você:
- Casais inteligentes enriquecem juntos, de Gustavo Cerbasi
- O poder do hábito, de Charles Duhigg
- Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki.
Você vai perceber ao ler essas e outras obras sobre saúde financeira, que um dos grandes segredos para aprender a lidar melhor com o seu dinheiro é planejar o seu futuro.
A aposentadoria, por exemplo, deve ser programada com antecedência, muito antes do profissional começar a pensar em parar de trabalhar.
Investir em um plano de previdência privada, ainda enquanto se estiver na ativa, é uma ótima maneira de projetar o seu amanhã com muito mais segurança e tranquilidade.
Na Onze, a primeira PrevTech do Brasil, você encontra planos personalizados, seja para as organizações, seja para os colaboradores. O aplicativo oferece todo o suporte necessário para que o usuário consiga acumular o patrimônio necessário no prazo estipulado.
Não perca mais tempo, acesse o site, entre em contato com nossa equipe e coloque a previdência privada na sua vida.