Mimos para funcionários: como motivar sua equipe e aumentar a produtividade
Nos últimos anos, a cultura de experiências tem se fortalecido dentro das empresas. O objetivo do chamado Employer Experience, que compõe o Employee Value Proposition, é impulsionar a cultura organizacional e estabelecer uma relação amistosa com o colaborador, garantindo seu engajamento e aumento de produtividade.
É dever do time de Recursos Humanos, em parceria com a área de Endomarketing, planejar e executar as ações, além de mensurar seus resultados. Entre as iniciativas, a entrega de mimos para os funcionários tem se popularizado e cumprido com parte desses objetivos. Mas você sabe o que é como usar esse recurso a favor do seu negócio?
Confira no texto abaixo.
O papel dos mimos no relacionamento entre empresa e colaborador
Um mimo nada mais é que um gesto da empresa pensado para agradar ou reconhecer o empenho do seu time. Embora frequentemente estejam associados a objetos físicos e individuais, como canetas e blocos de anotação, eles podem ir além e transmitir a cultura de uma organização.
Com o fortalecimento da imagem das startups no mercado, a cultura flexível ganhou espaço. É comum ver empresas ambientadas com videogames e mesas de sinuca. A ideia é mostrar que o trabalho, mesmo que árduo, pode ser recompensado com momentos de entretenimento.
Com tais ações, é possível notar um efeito positivo entre os funcionários. No Nubank, por exemplo, a taxa de engajamento atinge marcas acima de 80%. Em uma pesquisa do Instituto Locomotiva, 96% dos entrevistados disseram que o reconhecimento através de formas materiais é importante, enquanto 90% alegaram que formas imateriais também têm relevância.
Independentemente do tipo, os mimos para funcionários são uma alternativa para motivar uma equipe. Quando o colaborador se sente reconhecido através das estratégias de endomarketing, ele tende a produzir mais como forma de agradecimento, além de se manter mais fiel ao negócio.
Principais benefícios dos mimos para funcionários
Motivação e engajamento
Um profissional que não enxerga seu valor na empresa fica fragilizado e vulnerável às investidas da concorrência. Por outro lado, quando os mimos comunicam sua relevância, ele se mantém mais motivado e engajado.
Aumento de produtividade
A motivação atrelada aos mimos também tem o poder de manter um colaborador mais produtivo, com entregas mais relevantes.
Destaque como marca empregadora
Não existe publicidade mais certeira para um negócio que a orgânica. Quando um colaborador recebe um mimo, ele tende a compartilhá-lo, fortalecendo o Employer Branding e despertando o interesse de futuros candidatos.
Economia
Nem sempre os mimos precisam ser materiais. Eles podem estar incorporados na cultura da empresa através de estrutura e benefícios, gerando economia para a organização ao mesmo tempo em que atrai e retém talentos.
O que considerar na hora de escolher o mimo para funcionário
Mais que copiar ideias de outras empresas, é fundamental que o time de Recursos Humanos trace suas próprias estratégias de endomarketing.
Confira o que você deve avaliar na hora de definir os mimos de seus funcionários:
Orçamento
Um dos pontos mais importantes é a verba. Muitas empresas deixam esse tópico de lado na hora do planejamento, mas esquecem da sua importância dentro de metas como a de redução de turnover. Por isso, dedique parte do orçamento para as ações e, a partir dele, defina suas estratégias.
Objetivos
Os mimos para funcionários precisam estar alinhados aos objetivos da empresa e a imagem que ela transmite. De nada adianta oferecer itens de lazer no escritório, se no dia a dia o funcionário deve trabalhar incansavelmente.
Perfil do colaborador
Não considerar esse tópico faz com que a escolha dos mimos muitas vezes seja inadequada. Por isso, dedique um tempo para entender quem é o seu time, quais suas preferências e necessidades. Esse é um papel – e dever – do time de RH.
Momento
Avalie o momento da empresa, do colaborador e até do calendário. Fique atento a esses pontos e como usá-los a seu favor. Um exemplo são as datas festivas, tópicos fáceis na hora de presentear. Mas lembre-se que nem só os mimos materiais e comemorativos possuem relevância!
Ideias de mimos para agradar seu time
São diversas as possibilidades de mimos para funcionários. O mais importante é que eles sejam relevantes e compatíveis com o seu negócio. Não se esqueça de mensurar periodicamente o impacto de suas ações entre o time através da coleta de feedbacks e abertura para sugestões. Isso irá direcioná-lo em suas estratégias futuras.
Confira algumas ideias de mimos criativos e, muitas vezes econômicos, para conquistar os seus colaboradores:
Kit de boas-vindas
Oferecer um kit personalizado ao novo colaborador é uma excelente maneira de recebê-lo. Se o formato de trabalho for home office, inclua um pequeno auxílio para que ele invista em uma estrutura adequada ou ainda ofereça espaços em sua agenda para que ele possa se dedicar à família e a atividades de lazer.
Desenvolvimento de carreira
O investimento na carreira é uma excelente maneira de dizer que você enxerga valor em seu colaborador. Isso pode ser conduzido desde a entrega de livros inspiradores até o oferecimento de cursos e workshops de especialização. Os frutos serão colhidos não só por ele, mas também pelo seu negócio.
Pacote de benefícios
Nem sempre o colaborador deseja um item material. Muitas vezes, a relevância está nos benefícios oferecidos. Estender a licença maternidade, oferecer formato híbrido, assistência médica sem desconto ou atendimento psicológico são excelentes maneiras de gerar satisfação sem grandes esforços.
Ofereça um mimo financeiro para seu colaborador com a Onze
Através de uma plataforma 100% digital, a Onze oferece educação financeira para seus colaboradores e benefícios de previdência.