O que é Broker e Home Broker? Entenda tudo sobre e as diferenças de cada um
O número de brasileiros que investem na Bolsa vem batendo recordes — um balanço feito em janeiro de 2019 pela B3 revelou que o país já conta com 858 mil investidores (Pessoas Físicas).
Com essa popularização, surge a necessidade de aprendizado. Afinal, o universo dos investimentos é cheio de particularidades, e conhecê-lo de maneira aprofundada é uma premissa para conquistar bons resultados.
Pensando nisso, neste post vamos esclarecer as diferenças entre Broker e Home Broker, termos muito presentes no dia a dia dos investidores. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é Broker?
Broker é um termo em inglês que pode ser traduzido como “corretor”. No mercado de ações, é a pessoa que atua como intermediadora entre quem deseja vender e quem deseja comprar um título.
O Broker pode ser uma instituição financeira ou um operador individual, e recebe comissões pelo trabalho desenvolvido. Além dessa função, ele age como um consultor de operações de investimento.
Onde o Broker atua?
Por ser uma ponte entre o vendedor e o comprador, o Broker atua em diferentes mercados e atividades. Trata-se de uma figura importante para o sucesso das operações, simplificando a vida do investidor. Confira:
Mercado de ações
No mercado de ações, o Broker é o operador da corretora de valores, conhecido como “Stock Broker”. Sua função é participar das negociações de títulos. Para isso, é imprescindível ter a certificação, trazendo mais segurança aos investidores.
Mercado imobiliário
No mercado imobiliário, o Broker é o corretor de imóveis. Ou seja, ele atua como um auxiliar do comprador, selecionando imóveis adequados e facilitando o contato e as negociações com o proprietário.
Mercado empresarial
No mercado empresarial, o Broker é uma figura muito importante para a indústria, já que faz o papel de intermediação com os distribuidores e com o varejista. Sendo assim, sua atuação é fundamental para o correto funcionamento da cadeia de suprimentos.
Qual é o papel do Broker? E as suas responsabilidades?
Em primeiro lugar, é interessante que você saiba que, no Brasil, o Broker também é chamado de Agente Autônomo de Investimento. Mas, afinal, qual é o seu papel?
Como o negociador não tem autorização para operar sozinho na Bolsa de Valores, a presença do Broker garante a realização da negociação — pois, sem um intermediário, a compra e venda de ações não seria possível.
Vale lembrar que a intermediação é feita por uma corretora. Por isso, a figura do Broker está sempre ligada a essa instituição financeira.
Além disso, é de sua responsabilidade gerenciar os seus clientes e atender às suas solicitações, mas ele jamais deve interferir nas decisões sugerindo transações. O que ele pode fazer é prestar orientações sobre o processo de investimento.
Quais são as diferenças entre Broker e Dealer?
Dealer é uma instituição que exerce o papel de intermediária para o Banco Central do Brasil (BACEN) no mercado aberto. Sua função é manter a liquidez do mercado, comprando ou vendendo dinheiro.
O termo também pode se referir a figuras que participam de leilões informais e repassam os dados para os demais bancos, sendo credenciados pelo BACEN para realizar tal tarefa.
Quais são as vantagens e desvantagens de ter um Broker?
Você percebeu que a figura do Broker é, de fato, muito importante para quem deseja investir em ações, pois ter o auxílio desse profissional torna a transação mais simples, rápida e segura. Portanto, podemos afirmar que ele facilita a vida do investidor.
Além disso, com a sua experiência e rede de contatos, ele consegue planejar melhor a estratégia de investimento e ampliar os resultados dos seus clientes.
O ponto negativo de contar com o apoio de um Broker é o pagamento de comissão. No entanto, é sempre importante analisar o custo-benefício desse gasto.
Para que não restem dúvidas sobre a figura do Broker, preparamos um breve resumo de tudo o que apresentamos. Confira!
Conceito | Pessoa que atua como intermediador em operações no mercado. |
Função | Simplificar a transação, fazendo a ponte entre quem vende e quem compra. |
Responsabilidades | Gerenciar os clientes da corretora, seguindo as suas orientações e dos Analistas de Investimento. |
Vantagens | Experiência, conhecimento e poder de negociação. |
Desvantagem | Pagamento de comissão. |
O que é Home Broker?
Ao contrário do Broker, o Home Broker não é uma pessoa, mas uma ferramenta. Isso mesmo! Estamos falando de uma plataforma online que funciona como um facilitador de compra e venda de ações.
Por meio dela, você não precisa de um operador e pode realizar as suas transações sem sair de casa. Aliás, o Home Broker é um dos grandes responsáveis pela popularização da Bolsa de Valores, pois democratizou o seu acesso.
Quais são as principais funcionalidades do Home Broker?
Logo de início, é preciso deixar claro que, por trás do Home Broker, há uma Corretora de Valores. A plataforma é gerenciada por ela, que é a responsável por conectar o investidor ao mercado de capitais.
Entendendo isso, é hora de conhecer as principais funcionalidades dessa plataforma!
Dá acesso à cotação em tempo real
Em um Home Broker, o investidor consegue acompanhar em tempo real a cotação das ações em negociação na Bolsa, o que facilita a sua tomada de decisão.
Permite a compra e venda de ações
Por meio dele, é possível comprar e vender ações de maneira rápida, simples e segura. O investidor escolhe o ativo e executa a operação sem sair de casa, por meio da internet.
Facilita o acompanhamento do pedido de ordem
Assim que o investidor envia as ordens de compra, já pode acompanhar o andamento dos seus pedidos. Dessa forma, ele consegue saber se já foram processados ou não.
Simplifica a gestão da carteira de investimentos
A plataforma permite que o investidor confira todos os ativos existentes em sua carteira de investimentos e o seu saldo financeiro.
Quais são as vantagens e desvantagens de investir por um Home Broker?
Investir por meio de um Home Broker pode ser uma decisão vantajosa. Entre os pontos positivos, a agilidade da transação é um importante destaque, já que a pessoa não precisa entrar em contato com a Corretora para fazer um pedido de ordem.
Além disso, a praticidade de acessar o sistema em qualquer lugar e a redução nos custos com a operação também são interessantes.
Por outro lado, é preciso destacar que essa decisão envolve riscos, se somada à falta de conhecimento e experiência no mercado de ações. Como você é o único responsável pelas operações e pela gestão da sua carteira, é preciso tomar cuidado. Entretanto, a escolha errada da Corretora de Valores também pode influenciar seus resultados.
Basta ter atenção nas operações realizadas por meio da internet. A segurança dos seus dados precisa ser garantida e, claro, a conexão não pode cair no meio de uma transação, não é mesmo?
Confira agora um breve resumo sobre o Home Broker!
Conceito | Plataforma que permite a negociação de ações pela internet. |
Função | Permitir a comunicação entre o investidor, a Corretora e a Bolsa de Valores. |
Vantagens | Agilidade, praticidade e redução de custos. |
Desvantagens | É preciso ter cuidado para não haver perdas em razão da falta de experiência e conhecimento do investidor. |
Conseguiu entender as diferenças entre Broker e Home Broker? Conforme visto, esses conceitos são importantes para quem deseja investir na Bolsa de Valores e ampliar seus rendimentos. Esperamos que este post tenha sido útil e ajude você a ficar mais perto dos seus objetivos.
Agora que você tirou as suas dúvidas sobre o tema, o que acha de aprender um pouco mais? Veja quais são os 5 passos para fazer seu primeiro investimento ainda hoje!