O que é portabilidade da previdência Bradesco? Saiba aqui!
Se você está pensando em fazer a portabilidade da previdência Bradesco, então leia este texto para tirar todas as as dúvidas sobre o assunto. Nós da Onze queremos ajudá-lo nessa mudança entre instituições financeiras, se essa for a melhor opção para você.
Fique tranquilo porque entendemos que esse momento de portabilidade da previdência merece muita atenção e cuidado.
O que é portabilidade da previdência?
Com certeza você conhece a portabilidade de plano de número de celular, já que esse termo é muito comum no universo das operadoras de telefonia e é usado quando o cliente está insatisfeito com o serviço e quer migrar para outra empresa.
Porém, a portabilidade também existe para fundos de investimento da previdência privada. Se você tem o investimento em uma instituição financeira ou banco e deseja trocar por outra organização, então saiba que é possível.
Existem duas possibilidades de portabilidade entre os planos de investimento da previdência. São elas:
- Portabilidade interna: troca de planos de investimento dentro da mesma instituição financeira
- Portabilidade externa: decisão de trocar de organização financeira
O que é portabilidade da previdência Bradesco?
Agora que você sabe o que é portabilidade da previdência e está interessado na troca pelo fundo de investimento do Bradesco, então daremos todas as informações a respeito dessa instituição.
A portabilidade da previdência Bradesco funciona de maneira fácil e ágil. Para pedir a sua portabilidade de plano, basta informar a área de fundo de investimento da previdência do banco e pedir a migração.
Não é necessário solicitar a saída da sua antiga instituição financeira, mas provavelmente ela irá entrar em contato para convencê-lo a permanecer na organização.
Existe carência para a portabilidade da previdência?
Você acabou de contratar um plano de investimento da previdência privada de determinada instituição, mas em pouco tempo deseja fazer a portabilidade?
Saiba que, nos planos abertos, o prazo de carência para fazer a portabilidade em outra organização financeira é de 60 dias. Em alguns casos, no entanto, o prazo mínimo pode ser ainda maior. Para planos fechados, por exemplo, a carência para a portabilidade pode chegar a 3 anos.
Como fazer a portabilidade da previdência Bradesco?
Você precisará solicitar a operação diretamente ao Bradesco para seguirem com a migração.
Para concluir a portabilidade, você terá que escolher o novo plano e em poucos dias a migração estará concluída — geralmente, costuma ocorrer em 5 dias úteis.
Se antes de pedir a portabilidade Bradesco ainda restam dúvidas se essa migração é vantajosa para você, então veja a seguir como funcionam os planos de investimento da previdência .
Como funcionam os planos da previdência Bradesco?
O mínimo exigido do aporte para obter planos no banco é de R$30. Porém, como o seu caso será realizado por meio da portabilidade e você já possui um valor investido, então não terá problema com isso.
A seguir, saiba sobre as modalidades de planos da previdência Bradesco e as tributações dos investimentos.
Modalidades de planos da previdência Bradesco
O Bradesco oferece duas modalidades de investimento no fundo da previdência privada. São eles:
- PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre): o Imposto de Renda incidirá sobre o valor total, ou seja, sobre o valor investido + rendimentos.
- VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre): nesse tipo de plano, o Imposto de Renda será apenas sobre o rendimento e não sobre o valor total acumulado.
Posso mudar de VGBL para PGBL ou vice-versa?
Se, além da insatisfação com a empresa que realiza a gestão do seu fundo de investimento da previdência privada, você também está insatisfeito com o plano, então precisa saber o que pode ser feito.
É possível fazer a portabilidade entre instituições, mas os planos continuam com a mesma modalidade.
Sendo assim, você só consegue fazer a migração de um plano PGBL para outro PGBL ou de um VGBL para VGBL.
Tributação da previdência Bradesco
Para você tomar a melhor decisão, antes compare as taxas de tributação dos planos da previdência Bradesco com o plano da empresa anterior. São elas:
1. Taxa de carregamento
Essa taxa é cobrada em cada depósito no fundo. Ela pode variar entre 0% e 5%.
2. Taxa de administração
Todo ano, a taxa de administração irá cobrar de 0,5% a 4% sobre o valor total do investimento.
3. Taxa de saída
Ao resgatar o valor das suas aplicações, a taxa de saída irá cobrar em torno de 0,38% sobre o valor total do investimento (inicial + rendimento).
Vantagens da previdência Bradesco
Agora que você sabe o que é, quais são os planos e as taxas de tributação da previdência do Bradesco, então deve estar se perguntando quais são as vantagens em relação aos concorrentes.
O Bradesco oferece planos de acordo com a sua necessidade, então é necessário verificar em qual situação estão os seus investimentos para decidir investir na portabilidade.
Afinal, vale a pena fazer a portabilidade da previdência Bradesco?
Nosso conselho é fazer simulações e conversar com pessoas que já fizeram a portabilidade da previdência Bradesco.
Porém, não tome nenhuma decisão precipitada para não se arrepender no futuro. O ideal é analisar bem o mercado, pesquisar e simular até encontrar a melhor portabilidade.
O que devo fazer se ainda estou na dúvida sobre a portabilidade?
Se você busca a portabilidade do fundo de investimento da previdência privada dos seus funcionários, mas está receoso e não sabe qual instituição escolher, então pode contar conosco da Onze Investimentos.
Nós ajudamos empresas de qualquer tamanho e podemos oferecer planos de investimento empresariais da previdência privada. Confira os nossos planos clicando aqui.
Não deixe de falar com quem entende do assunto. Então, para tirar dúvidas como essa e outras relacionadas, entre em contato conosco!
O que achou da portabilidade da previdência Bradesco? Ainda está inseguro em tomar a decisão da migração de instituição financeira? Acesse o nosso blog para tirar mais dúvidas sobre o assunto!