Recrutamento de seniores: descubra as vantagens e saiba como aplicar na sua empresa
Em matéria de seleção de currículos, muitas empresas concentram todos seus esforços na atração e retenção de jovens talentos e ignoram o recrutamento de seniores. Muitas, porém não todas.
Um número crescente de organizações vêm percebendo as vantagens de selecionar profissionais mais experientes para ocupar certas vagas – a começar pelo vasto conhecimento que oferecem. Mas o recrutamento de seniores também traz alguns desafios que o departamento de RH pode, ocasionalmente, não se atentar.
Continue conosco para descobrir as vantagens do recrutamento especializado e como aplicar com sucesso na sua empresa!
Como saber se preciso de um profissional mais sênior
É evidente que contar com jovens talentos traz frescor, energia e facilidade de treinamento e aprendizado para o seu negócio. Já os profissionais seniores reúnem outras características que também são valiosas para o cotidiano de qualquer empresa, tais como:
– Experiência e conhecimento;
– Comprometimento e engajamento;
– Carisma e boa convivência;
– Maturidade emocional e capacidade de liderança.
Somar tais qualidade à sua equipe de colaboradores é uma ótima forma de equilibrar juventude e experiência. Tarimbados e com maior bagagem no ambiente de trabalho, os profissionais seniores oferecem tal possibilidade – seu recrutamento requer, entretanto, alguns cuidados para não haver desgastes e desperdício de tempo ou dinheiro.
Principais erros do RH no recrutamento de profissionais seniores
Profissionais seniores geralmente são aqueles com dez ou mais anos de experiência em suas áreas. Ao fazer o recrutamento e seleção de seniores, não há motivos para o departamento de RH não se atentar às particularidades deste profissional mais experiente e promover algumas adaptações pertinentes.
O salário, por exemplo, é uma das questões a serem olhadas com atenção: ainda que não exista um parâmetro pré-estabelecido do quanto ele deve ganhar a mais que os demais, geralmente o profissional sênior recebe um valor maior que o profissional pleno – que, por sua vez, costuma ganhar mais que o profissional júnior.
Veja outras considerações que o RH deve observar ao recrutar profissionais seniores:
– Verifique se o profissional sênior está atualizado quanto às ferramentas tecnológicas que sua empresa utiliza e, em caso negativo, ofereça a ele o melhor treinamento;
– Defina uma carga horária e funções que sejam compatíveis com a idade e o estado físico do profissional mais experiente;
– Não imponha barreiras ou dificuldades desnecessárias ao promover a inclusão do profissional sênior no ambiente de trabalho;
– Implemente um programa de Onboarding específico e direcionado para que o profissional mais experiente sinta-se totalmente acolhido.
Se considerar necessário, você pode contratar um profissional de recrutamento mais especializado para realizar o recrutamento de seniores. Algumas empresas chegam a criar programas de recrutamento especialmente voltados para pessoas mais velhas que incluem etapas de treinamento e inclusão.
Treinando profissionais seniores
Questões atuais como a queda na taxa de natalidade, aumento na expectativa de vida e o envelhecimento da população farão com que os profissionais seniores tornem-se cada vez mais presentes no mercado de trabalho e nos processos seletivos.
Segundo o Datafolha, entre 2007 e 2017 a fatia de jovens entre 18 e 24 anos entre todos os profissionais na ativa caiu de 19% para 13,8%, ao passo que a parcela de profissionais entre 50 e 64 anos na ativa subiu de 10,5% para 16,5% e, com mais de 60 anos, de 20% para 26%.
Todo colaborador precisa passar por treinamentos para se integrar ao ambiente, ao cotidiano e ao espírito da empresa – uma iniciativa que é ainda mais necessária entre profissionais mais experientes. Ao ajudá-los a desenvolverem confiança e habilidades na Era Digital, você conquista um colaborador engajado e sempre disponível.
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