Segunda via de Imposto de Renda: como solicitar em 2024
Precisa da segunda via do Imposto de Renda, mas não sabe como proceder? Então, confira nosso guia completo!
Uma cópia do documento pode ser solicitada online, retirada presencialmente e até recuperada no seu próprio computador. Para facilitar sua vida, preparamos um passo a passo bem simples com tudo que você deve fazer para obter a segunda via do Imposto de Renda e manter seus documentos em ordem. Ficou interessado? Siga a leitura
É possível solicitar segunda via de Imposto de Renda?
Tanto pessoa física quanto pessoa jurídica podem solicitar segunda via da declaração de Imposto de Renda.
É possível requerer cópia de documentos apresentados e arquivados na Receita Federal e comprovação de pagamento do Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
A solicitação pode ser feita pelo computador, aplicativos de celular, sistema e-Cac ou por atendimento presencial, que deve ser agendado no site da Receita. Mas vale lembrar que as cópias do documento só podem ser retiradas pelo solicitante.
Além disso, é possível obter cópia em arquivo digital desde que você forneça uma mídia de gravação, como pendrive.
Como solicitar segunda via de Imposto de Renda
A solicitação de segunda via do Imposto de Renda pode ser feita de três maneiras diferentes. Confira o passo a passo para cada uma delas na sequência.
Pelo seu computador
Antes de solicitar a segunda via para a Receita, a dica é conferir se ela está gravada no seu computador, caso você ainda utilize a mesma máquina atualmente.
O primeiro passo é identificar se o programa da Receita utilizado para fazer a declaração está salvo no seu computador. Se você precisa da declaração de 2021, por exemplo, o programa deverá estar salvo como “IRPF2021“.
Caso você encontre o programa, abra-o para imprimir a segunda via da declaração.
Pelo sistema e-Cac e aplicativos móveis
Existe também a possibilidade de obter uma segunda via por meio do sistema e-Cac (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal e pelos aplicativos para Android e IOS.
Nesse caso, a cópia estará disponível na aba “Meu Imposto de Renda”. Simples assim.
Para acessar o e-Cac é necessário criar um código de acesso ou utilizar um certificado digital.
O certificado digital é um cartão vinculado ao CPF que comprova a sua identidade digital. Por meio dele,é possível realizar transações online, garantindo autenticidade e proteção das informações.
Por atendimento presencial
Outra forma de solicitar a segunda via do Imposto de Renda é presencialmente nos postos de atendimento da Receita Federal. Primeiro agende uma consulta para ir ao posto de atendimento mais próximo de onde você mora.
O agendamento da visita deve ser feito por meio da página de agendamento no site da Receita. Depois de agendar, vá até o posto da Receita.
A documentação completa necessária está listada na página de solicitação da Receita, para contribuintes jurídicos e físicos. Não se esqueça de levar documento de identidade com foto (RG ou CNH) para fazer a solicitação e preencher o formulário disponível na página. Documentos sem foto não são aceitos nos servidores da Receita.
Cuidados para não extraviar declaração de Imposto de Renda
Agora você já sabe como obter a segunda via do Imposto de Renda. Mas, a partir de agora, a dica é ter alguns cuidados na hora de fazer a declaração de IR para não extraviar o documento no próximo ano.
Veja as recomendações abaixo e coloque-as em prática em 2024:
1. Guarde o documento em arquivo digital
A maneira mais eficaz de não extraviar a declaração de Imposto de Renda é salvar o documento em um arquivo digital assim que ele for emitido. Você pode enviá-lo para o seu e-mail ou arquivá-lo em um pendrive, por exemplo.
Mas o melhor método é guardar o documento em uma plataforma de armazenamento em nuvem, como o Google Drive, por exemplo.
Dessa forma, você não corre o risco de perder a declaração devido a corrompimento de arquivos no pendrive, nem de que o documento fique perdido em meio a uma lista gigante de e-mails.
2. Organize os arquivos de Imposto de Renda
A segunda dica é prezar pela organização na hora de guardar o documento. Aqui vale criar uma pasta para armazenar todas as declarações de IR, reunindo os documentos de cada ano em um único local.
Dessa forma, fica mais fácil acessá-los se for necessário, sem que você fique se perguntando onde eles estão arquivados.
Lembre-se de que, em 2024, a declaração de Imposto de Renda começa em 15 de março e tem prazo até dia 31 de maio.
Com as dicas acima, você não vai mais precisar de uma segunda via do Imposto de Renda nos próximos anos.
Aproveite para colocá-las em prática em 2024 e siga atento aos conteúdos do blog da Onze para ficar por dentro de todos os cuidados, prazos e dicas para declarar o Imposto de Renda.