Soft skills: o que são e qual é a importância para as empresas
Para os recrutadores de novos talentos corporativos, identificar as habilidades e competências que cada profissional tem a oferecer é um dos principais critérios de avaliação. O que costumava ser medido somente pelo currículo e pelo número de diplomas que o indivíduo apresenta, porém, mudou.
Hoje, os melhores profissionais de Recursos Humanos concentram a busca por profissionais de qualidade em duas categorias de habilidades – ou skills, em inglês. As hard skills e as soft skills.
O que são soft skills?
Em qualquer indivíduo, soft skills são habilidades subjetivas que têm relação direta com o modo como ele se comporta e se relaciona com outras pessoas. Assim, características como saber trabalhar em equipe, comunicar-se bem e ter liderança são alguns exemplos de soft skills – cuja tradução literal seria “habilidades suaves”. As soft skills nunca foram tão valorizadas pelas empresas e pelos departamentos de RH quanto são agora.
Entender o que são soft skills fica muito fácil após explicarmos o outro lado da moeda. As hard skills são habilidades técnicas que um profissional aprende com professores, livros e até com a experiência – e que podem ser descritas, por exemplo, em seu currículo. Graduação, pós-graduação, MBA, doutorado, proficiência em língua estrangeira e habilidade em programação são exemplos de hard skills.
É muito mais fácil, por consequência, mensurar as hard skills – o que costumava ser o único meio de seleção – do que as soft skills. Estas, afinal, estão ligadas à própria personalidade da pessoa e às suas competências sociais, mentais e emocionais. Dentro de uma empresa, as soft skills são muito valorizadas por melhorarem o ambiente interno e, com isso, a produtividade geral.
Diferença entre soft skills e hard skills
Confira abaixo alguns atributos e exemplos que diferem as soft skills das hard skills:
Soft skills
– Habilidades comportamentais
– Mais complicadas de aprender, pois não há capacitação técnica
– Mais difíceis de identificar e mensurar para os recrutadores
– Trabalho em equipe
– Liderança
– Colaboração
– Capacidade de suportar e trabalhar sob pressão
– Boa comunicação, tanto oral quanto escrita
– Criatividade
– Flexibilidade
– Paciência e equilíbrio emocional
– Ética
– Organização
– Vontade de aprender
Hard skills
– Habilidades técnicas
– Podem ser aprendidas na universidade, em cursos e com experiência de trabalho
– Mais simples de identificar e mensurar para os recrutadores – afinal, estão no currículo
– Formação técnica
– Graduação
– Pós-graduação
– Especialização
– Fluência em língua estrangeira
– Conhecimento em tecnologia
– Finanças
– Gestão de projetos
– Pesquisa
Como desenvolver as soft skills da sua equipe?
Contar com profissionais que possuem não só conhecimento e competência, mas principalmente inteligência emocional, é a tendência das empresas de sucesso. A produtividade das organizações está ligada à capacidade que seus trabalhadores têm de colaborar e atuar em conjunto para solucionar questões e atingir objetivos.
As soft skills de uma equipe podem ser desenvolvidas com uma série de exercícios cotidianos que, se corretamente implementados e repetidos, com o tempo devem aprimorar as aptidões dos profissionais envolvidos. O psicólogo norte-americano Daniel Goleman, por exemplo, propõe desenvolver as soft skills de um profissional seguindo três passos:
1. Autorregulação – Significa administrar as próprias emoções para manter o foco e o relaxamento e evitar o estresse. Incentivar a prática de atividades relaxantes, como meditação e exercícios, é um dos caminhos;
2. Gerenciamento de tempo – Quer dizer planejar-se e organizar-se para realizar as tarefas de modo a otimizar o tempo. Dizer “não” (de forma educada) quando é preciso e planejar o próprio dia de trabalho em planilhas podem ajudar;
3. Cultura de feedback – Representa instituir o costume de estar aberto às opiniões alheias, ouvir conselhos e encarar as críticas construtivas como uma forma de melhorar na profissão.
Sete motivos para desenvolver as soft skills da sua empresa
Confira abaixo sete bons motivos para desenvolver as soft skills de seus colaboradores:
1. Influência positiva na produtividade geral;
2. Melhora na comunicação interna;
3. Clima colaborativo entre os profissionais e as diferentes equipes;
4. Solução rápida, eficaz e criativa dos problemas e desafios;
5. Os clientes recebem melhor atendimento;
6. As tarefas são cumpridas de forma mais eficiente;
7. O comportamento ético dentro da empresa se reflete em sua imagem junto ao público.