Teste palográfico: o que é, para que serve e por que utilizar
Habilidades de comunicação e relacionamento, proatividade, flexibilidade diantes de mudanças. As características buscadas pelos recrutadores nos profissionais vão muito além de suas capacidades técnicas. E como os processos seletivos custam recursos à empresa, quanto mais assertiva for a escolha por um candidato, melhor.
Nesse contexto, além de teste de conhecimento, as avaliações de comportamento dos profissionais são frequentes nos trabalhos de recrutamento. Um tipo de análise que é bastante utilizada por psicólogos na seleção de pessoas é o teste palográfico.
O que é o teste palográfico
O teste palográfico é um teste de personalidade baseado na análise de uma produção gráfica feita pelo candidato. O profissional que está sendo avaliado deve fazer traços verticais em um papel, chamados “palos”.
O teste foi desenvolvido na Espanha por por Salvador Escala Milá e trazido para o Brasil por Agostinho Minicucci na década de 1970.
Para que serve o teste palográfico
O teste palográfico indica características de comportamento da pessoa, assim seu resultado pode ajudar a entender se o candidato se encaixa no perfil da vaga oferecida. Ele faz considerações sobre questões como:
- produtividade;
- organização;
- adaptação ao ambiente;
- vitalidade;
- capacidade para estabelecer e cumprir metas;
- relacionamento interpessoal;
- ritmo de trabalho;
- capacidade de concentração;
- impulsividade;
- inteligência emocional.
Benefícios do teste palográfico
O teste palográfico possui aplicação simples e rápida e é considerado como uma ferramenta bastante eficiente na avaliação de personalidade de um indivíduo. Com isso é possível, em primeiro lugar, analisar se o candidato está alinhado com a cultura da empresa. Além disso, o gestor pode, também, aproveitar melhor os pontos fortes do profissional e desenvolver seus gaps.
Ao utilizar o teste palográfico no processo seletivo os recrutadores conseguem acertar mais nas contratações. Isso melhora a produtividade da equipe e diminui o turnover e os custos de demissão e contratação.
O teste palográfico pode também ser aplicado internamente, com quem já é colaborador da empresa, com o objetivo de conhecer melhor a equipe. Isso permite alocar as pessoas de acordo com suas características e potencial e também pode dar um up na produtividade do time.
Como aplicar o teste palográfico na sua empresa
Por se tratar de uma avaliação de personalidade o teste palográfico só pode ser aplicado por psicólogos com registro no Conselho Regional. Isso porque a análise dos resultados do candidato é complexa e exige bastante preparo.
Existem também cursos específicos para psicólogos para aplicação e análise de palográfico. Sendo assim, para aplicar esse teste em sua empresa, o primeiro passo é contratar um profissional habilitado ou contar com a consultoria de uma empresa de recrutamento que tenha essa avaliação entre as etapas do processo seletivo.
O responsável pela aplicação do teste irá orientar a pessoa a fazer traços em um papel. O resultado será avaliado a partir de critérios como distância entre os palos, pressão e qualidade do traçado, organização, velocidade, ritmo, entre outros. Não há resposta certa ou errada. A avaliação dos planos feitos pelo candidato também leva em consideração o sexo e a escolaridade da pessoa avaliada.
Gostou do artigo? Então acesse o site da Onze e confira outros artigos sobre o assunto.