7 ideias de treinamentos para desenvolvimento de pessoas
O treinamento e desenvolvimento de pessoas, também chamado de T&D, é uma das áreas em ascensão no mundo dos negócios. Antes secundarizada, essa função vem ganhando destaque com a valorização do capital humano e necessidade de conquistar vantagem competitiva por meio de talentos.
Segundo o relatório 2020 Workplace Learning Report, do LinkedIn, as empresas do mundo todo estão investindo mais em treinamento e desenvolvimento. Conforme o relatório, 57% dos líderes de T&D e gestão de pessoas esperam aumentar a verba de treinamentos em 2020. E com uma boa razão: 94% dos colaboradores permanecem mais tempo em empresas que investem no aprendizado e crescimento das equipes.
Desenvolver programas de capacitação e oferecer oportunidades de crescimento são estratégias fundamentais para reter talentos e garantir produtividade. Por isso, as organizações estão cada vez mais criativas e sintonizadas com as novas tendências de treinamento e desenvolvimento de pessoas.
Vantagens do treinamento e desenvolvimento para a empresa
São inúmeras as vantagens de priorizar o treinamento e desenvolvimento de pessoas na sua empresa, desde a evidente ampliação das competências até o impacto no engajamento. Confira alguns dos principais benefícios:
- Desenvolvimento de competências alinhadas aos objetivos do negócio
- Redução dos índices de turnover (rotatividade de colaboradores)
- Melhora nos índices de engajamento e clima organizacional
- Aumento da qualidade dos produtos e serviços da empresa
- Redução de custos com erros humanos e substituições
- Preparação de novos líderes para os planos sucessórios da empresa
- Empoderamento dos colaboradores para a tomada de decisão
- Melhora na reputação e marca empregadora da organização.
Para obter essas vantagens, é fundamental que você crie um programa de treinamento e desenvolvimento sob medida para seu capital humano.
7 ideias de treinamentos para desenvolvimento de pessoas
Não há limites para a criatividade quando o assunto é treinamento e desenvolvimento de pessoas. Inspire-se com algumas estratégias inovadoras e cases de sucesso:
1. Experimente simuladores virtuais
De acordo com o relatório State of Workforce Learning & Development 2020, publicado pela Mercer | Mettl, as empresas globais que utilizam simuladores de competências e centrais de desenvolvimento virtuais conseguem elevar a efetividade de seus treinamentos em até 46%. Com as simulações digitais, o colaborador recebe feedback imediato sobre seu aprendizado e poupatempo para adquirir novas habilidades.
Para isso, são utilizadas ferramentas de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) para criar experiências imersivas. A Hewlett Packard (HP), por exemplo, utiliza simuladores para aplicar treinamentos de reparos, manutenção e troca de equipamentos, conforme informado na eLearning Industry, de 2019. Com a realidade virtual, os técnicos conseguem manipular as peças da mesma forma que fariam no mundo físico, com grande economia de tempo e recursos para a empresa.
Essas tecnologias também podem ser utilizadas para simular situações de negócios, criar jogos baseados em funções da profissão e qualquer outro cenário virtual que reproduza os desafios que o colaborador deve enfrentar.
2. Utilize uma plataforma de aprendizagem cognitiva
Os antigos LMS (Learning Management System ou Sistemas de Gestão de Aprendizagem) evoluíram para as chamadas plataformas de aprendizagem cognitiva: sistemas inteligentes em nuvem que criam jornadas de aprendizagem personalizadas e dão feedback aos colaboradores em tempo real. De acordo com um relatório da IBM publicado em 2017, 66% dos CEOs e 54% dos executivos de RH acreditam que a computação cognitiva tem o poder de revolucionar o treinamento e desenvolvimento.
Essas soluções digitais são baseadas em inteligência artificial e utilizam algoritmos avançados de machine learning (ou aprendizado de máquina) que entendem a linguagem humana natural e recomendam conteúdos altamente segmentados para o colaborador. Uma das mais utilizadas no mercado é a Your Learning, da IBM, descrita como uma “plataforma de experiência de aprendizagem” e baseada nos serviços cognitivos do Watson.
Nesse tipo de sistema, o funcionário pode acessar uma biblioteca imensa de conteúdos e buscar oportunidades de aprendizagem de acordo com seu perfil e competências atuais, selecionando atividades online de acordo com suas necessidades. Conforme a plataforma vai sendo utilizada e alimentada com dados, as recomendações ficam mais precisas para os colaboradores e os relatórios de desempenho mais certeiros para o RH.
3. Aplique o blended learning
Já é consenso que o e-learning (aprendizado eletrônico) possui um custo-benefício superior para as empresas, considerando os altos custos dos treinamentos presenciais e dificuldade em personalizar o aprendizado no formato de sala de aula tradicional. Mas, se você ainda sente a necessidade de incluir capacitações face a face no seu programa de T&D, a solução é adotar o chamado blended learning: a combinação entre métodos de aprendizagem online e presencial.
O termo pode ser traduzido como ensino híbrido, pois combina os mundos online e offline para criar uma experiência mais completa de aprendizado. Foi com esse método que a cadeia de restaurantes Earls Kitchen + Bar conseguiu criar um programa de desenvolvimento de talentos campeão, conforme relatado no levantamento da Culture Amp de 2017.
Depois de identificar que seus colaboradores queriam aprender pela internet e também com instrutores nas lojas, a empresa adotou o blended learning e passou a oferecer atividades online combinadas aos treinamentos presenciais.
4. Transforme profissionais bem-sucedidos em mentores
Uma estratégia criativa para incentivar o desenvolvimento dos colaboradores é utilizar as próprias experiências de sucesso da empresa como exemplo e transformar seus melhores talentos em mentores. O aplicativo de avaliação de estabelecimentos Yelp, por exemplo, convidou seus melhores vendedores para fazer palestras na empresa, como parte de um programa de T&D focado nas oportunidades de promoção internas, de acordo com o relatório da Culture Amp.
Nos eventos, os vendedores contam suas histórias de sucesso, desde os primeiros desafios e dificuldades no cargo — na Yelp, a maioria dos vendedores são contratados sem experiência — até a conquista das metas e crescimento na empresa. Além disso, a organização também possui um programa de mentoria, no qual os colaboradores mais experientes acompanham e orientam o desenvolvimento dos mais novos.
5. Use a gamificação para criar treinamentos engajantes
A gamificação é uma das tendências mais populares do T&D, pois utiliza as mecânicas dos jogos para criar treinamentos engajadores e desafiadores. Em mais um case de sucesso da eLearning Industry, a Deloitte desenvolveu uma plataforma de treinamento online totalmente gamificada para seus colaboradores e clientes.
No sistema, os profissionais são guiados por uma jornada de missões e ganham insígnias após cada tarefa cumprida (assistir a vídeos, completar quizzes, fazer testes) – todos têm acesso ao ranking da pontuação em tempo real. Além disso, o sistema possui uma área semelhante a um fórum para que os usuários compartilhem dicas e dúvidas sobre as missões. Tudo isso aumentou em 37% o engajamento em treinamentos.
6. Experimente o microlearning para agilizar os treinamentos
Outro conceito interessante para o T&D é o microlearning (ou micro aprendizagem, em tradução livre), que consiste em dividir os treinamentos em microlições rápidas que podem ser feitas a qualquer hora e lugar — preferencialmente, combinadas ao mobile learning (aprendizagem por dispositivos móveis). Quem utiliza essa estratégia com sucesso é o Google, que criou um treinamento exclusivo de microlearning para reforçar os conteúdos transmitidos aos seus líderes, descrito em detalhes no blog da empresa.
O programa recebeu o nome de “whisper course” (algo como “curso em sussurros”), por se assemelhar a “sussurros” no ouvido dos gestores: pequenas mensagens e questionários rápidos enviados com frequência por e-mail que ajudam a fixar os principais conteúdos necessários ao cargo.
Promova bootcamps para um treinamento intensivo
Para finalizar a lista, as empresas mais inovadoras e da área de tecnologia podem seguir o exemplo do Facebook e promover bootcamps ((programas de ensino intensivo) para desenvolver seus colaboradores. Na maior rede social do planeta, os desenvolvedores são recebidos com um bootcamp de seis semanas que proporciona uma imersão profunda no código do site. A ideia é que todos se iniciem no cargo sabendo exatamente como podem contribuir com a empresa e 100% alinhados às práticas internas, conforme relatado na Business Insider.
Da mesma maneira, o bootcamp pode ser aplicado em áreas que possuem muito conteúdo para ser assimilado rapidamente ou mesmo utilizado para alinhar equipes sobre um novo projeto ou mudança na empresa em uma única vivência.
Gostou das ideias de treinamentos para desenvolvimento de pessoas? Daqui para frente, é só colocar em prática as estratégias que fazem sentido para o seu negócio e continuar aprofundando seus conhecimentos em gestão de pessoas com os conteúdos exclusivos da Onze.