Valorização do colaborador: saiba a importância e como fazer
O tempo em que uma pessoa trabalhava por décadas em uma única empresa e se importava mais com ter um emprego e estabilidade do que em estar feliz com o próprio trabalho, ficou para trás.
Cada vez mais os profissionais buscam equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, sendo a valorização do colaborador essencial para promover essa qualidade de vida e para a retenção de talentos na empresa.
Engana-se quem pensa que valorização significa apenas oferecer um bom salário. A questão financeira faz parte do pacote, mas ela precisa ser associada a um ambiente de trabalho agradável.
De acordo com um estudo realizado pela Robert Half, empresa de recrutamento reconhecida internacionalmente entre as melhores do mundo no segmento, a felicidade no trabalho está associada a fatores como sensação de empoderamento do colaborador, relações de trabalho positivas e valorização profissional.
Benefícios da valorização do colaborador
A valorização do colaborador traz benefícios para quem trabalha e para a empresa. Valorização gera felicidade, e pessoas felizes trabalham melhor, são mais leais à companhia onde estão e ficam menos doentes. Esses três fatores positivos para os funcionários, apontados pelo estudo da Robert Half, refletem-se em vantagens financeiras para a organização.
Trabalhar melhor significa ser mais produtivo. Essa relação entre felicidade e produtividade é comprovada por pesquisas científicas. Segundo um estudo feito na Universidade de Warwick, nos Estados Unidos, colaboradores felizes produzem até 12% mais do que os infelizes. Os próprios funcionários indicam que sentem esse aumento.
A Pesquisa da consultoria Great Place to Work (GPTW), aponta que 67% dos colaboradores se sentem mais produtivos quando trabalham em empresas que investem em um ambiente saudável.
Colaboradores mais leais pedem menos demissão, diminuindo o turnover da empresa e consequentemente as despesas de saída de um funcionário. Isso reduz também os esforços do RH no trabalho de recrutamento e seleção para repor quem deixou a organização.
Dessa forma a equipe de recursos humanos pode focar em outras atividades, como as próprias ações de valorização. A lealdade dos funcionários faz ainda com que eles se tornem promotores naturais da empresa, reforçando positivamente a imagem da marca.
Como valorizar o colaborador
Ter uma política de valorização do colaborador implica, em primeiro lugar, em entender as necessidades e o perfil dos funcionários para saber o que faz com que eles se sintam bem no trabalho. Assim, é possível planejar ações personalizadas para a equipe e fugir das generalizações.
Para além de pagar um bom salário, como falamos no início do texto, outros fatores influenciam o sentimento dos colaboradores, tais como:
– Plano de cargos e salários: mais do que representar a possibilidade de aumento da renda, o plano de cargos e salários indica caminhos para o crescimento na empresa e isso faz com que o profissional se sinta valorizado.
– Reconhecimento de conquistas: bater metas ou conseguir um novo cliente são exemplos de conquistas, e o reconhecimento delas por parte das lideranças gera muita motivação para o trabalho. Esse reconhecimento pode ser financeiro, com bônus ou participação em lucros e resultados da empresa, ou na forma de prêmios, como viagem, celular, ingresso para cinema ou dia de folga. Isso irá depender do orçamento disponível.
O reconhecimento pode ser feito também sem gastar verba da companhia, com um elogio sincero do gestor ao colaborador ou à equipe.
– Feedback estruturado: investir em um feedback estruturado para promover o crescimento profissional, destacando as qualidades do colaborador e montando um plano de desenvolvimento para seus gaps, é uma ótima forma de valorização profissional. Isso tira a imagem de “puxão de orelha” do feedback.
– Benefícios: vale-alimentação e refeição, vale-cultura, day off de aniversário, plano de academia, plano de saúde e odontológico, são inúmeros os tipos de benefícios e o segredo para valorizar os colaboradores.
– Estímulo ao aprendizado: investir em cursos e treinamentos e permitir que seus colaboradores estejam sempre atualizados é uma ótima forma de fazer com que se sintam valorizados.
– Eventos de integração: promover eventos entre colaboradores, como happy hour, favorece a integração da equipe.
– Relação de confiança: estabelecer uma relação de confiança no estilo liberdade com responsabilidade faz com que o profissional se sinta valorizado. Isso pode ser feito na prática com ações como flexibilidade de horários de trabalho e possibilidade de home office quando o colaborador tiver necessidade.